NOTÍCIAS

Ciama confirma apoio e participação em I Seminário de Saneamento do Amazonas da Funasa

 A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) confirmou a participação no I Seminário de Saneamento Ambiental do Amazonas, a ser realizado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em outubro. A Companhia está trabalhando em parceria com a Funasa para promover o investimento em saneamento básico (abastecimento de água) nos municípios do interior do Estado, elaborando projetos técnicos a serem entregues às prefeituras para captação de recurso junto à Fundação.

Na tarde de ontem (08), o superintendente da Funasa, Wenderson Monteiro, apresentou a Minuta do evento, em reunião realizada na sede do Governo, em Manaus, com a presença do diretor-presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, e de representantes de órgãos estaduais e entidades ligadas ao saneamento.

O evento, voltado aos prefeitos municipais, secretários estaduais e municipais, será formatado em paineis que abordarão a qualidade e transparência do saneamento ambiental nos municípios, qualidade dos projetos técnicos para a captação de recursos, regulação, sustentabilidade e novos negócios. A programação também contará com a realização de minicursos para controle de perdas de água e eficiência na captação de novos recursos.

Além da Ciama, participaram da reunião o secretário da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Carlos Henrique, o secretário de Atenção Especializada do Interior da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Cássio Roberto, o presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, o representante da Associação Amazonense de Município (AAM), Radyr Gomes e representantes da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e da Secretaria de estado do Meio Ambiente (Sema).

DO TRABALHO DA CIAMA - No último mês de junho, a Companhia entregou projetos técnicos de abastecimento de água para 10 prefeituras do interior. Agora, a Ciama está trabalhando na elaboração de novos projetos e/ou atualizando documentos, que contemplarão mais 14 municípios. Após a conclusão destes projetos, até o final de dezembro de 2019 Para 2020, mais 17 municípios serão atendidos pela Ciama. Todos os projetos serão submetidos à apreciação da Funasa para o financiamento.