13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia estará mais perto da população
A 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas, que tem como tema nacional “Ciência Alimentando o Brasil”, este ano será diferente. A Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI) optou por desconcentrar o evento, distribuindo suas atividades por todas as regiões da cidade. O evento, que acontecerá de 18 de outubro a 25 de novembro, tem como uma das metas principais aproximar a população em geral do universo dos pesquisadores.
Com este conceito, a 13ª SNCT terá atividades variadas espalhadas por toda cidade de Manaus e em Itacoatiara. Na Zona Norte, serão aproveitados os espaços do Centro de Convivência da Família Padre Vignola e da Escola Estadual Aldeia do Conhecimento.
A Zona Sul será contemplada com atividades no Centro Estadual de Convivência do Idoso e na Escola Estadual N. Sra. Aparecida. Na Zona Leste, os locais serão o Colégio Estadual de Tempo Integral Elisa Bessa Freire e a sede do Senai. Para completar, o Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou e a Escola Estadual Isaac Benayon Sabba estarão atendendo a população a Zona Oeste. E ainda beneficiarão indiretamente outras 35 escolas estaduais em torno dos locais de atividades.
Dentro da programação da 13ª SNCT está prevista ainda a realização da Feira de Ciência da Amazônia, entre 18 e 21 de outubro, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, no Aleixo. A FCA constará de exposição 60 projetos de alunos oriundos de 30 escolas da rede pública estadual e particulares do Estado, com idade máxima de 17 anos.
De 25 a 31 de outubro ocorrerá a Culinária da Ciência, oficina para estudantes da Rede Pública Estadual, visando estimular a adoção de estilo de vida mais saudáveis entre os jovens. Exemplos de gastronomia regional e reaproveitamento de material orgânico na criação de alimentos com alto poder nutritivo serão os focos abordados . Essas oficinas acontecerão no Cetam de Itacoatiara, no CETI Elisa Bessa Freire e nas Escolas Estaduais Isaac Benayon Sabba, Aldeia do Conhecimento e Nossa Sra. Aparecida.
TERCEIRA ETAPA
A terceira etapa da 13ª SNCT, de 3 a 11 de novembro, será desenvolvida nos Centros de Convivência da Família Magdalena Arce Daou e Padre Pedro Vignola e no Centro de Convivência do Idoso, onde acontecerão a EXPOCTI e a Feira da Gastronomia. Serão mostra a exposição de produtos, projetos e pesquisas de instituições parceiras, bem como palestras e apresentações culturais.
O Amazonas Inovador será a quarta etapa da 13ª SNCT este ano, programada para acontecer na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na Avenida Rodrigo Otávio, no Distrito Industrial. Neste espaço acontecerão diversas atividades e exposições voltadas para negócios e inovação.
O encerramento das atividades da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecerá no dia 25 de novembro, com a realização do 2º Demo Day Amazonas, que é um evento de demonstração onde empreendedores (Startups) têm oportunidade de apresentar seus negócios ou projetos a possíveis investidores. Este ano, o Demo Day acontecerá no Ocean, centro de treinamento e capacitação de soluções móveis, desenvolvido em parceria entre a Samsung e a Universidade do Estado do Amazonas, que está instalado nas dependências da Escola Superior de Tecnologia (Est-UEA).
Esta diversificação de locais e datas gera a expectativa de atingir público bem mais segmentado que o evento do ano passado. A previsão é levar o conceito de ciência e tecnologia para uma média em torno de 4 mil alunos da Zona Sul, 6 mil alunos da Zona Oeste, 14 mil alunos da Zona Norte e 15 mil alunos da Zona Leste, totalizando quase 50 mil visitantes no geral.
Além de promover a difusão das atividades de CT&I, a 13ª SNCT será responsável pela inserção da cultura regional, através da dança, teatro, poesia, e proporcionará momentos de descontração e reconhecimento da cultura amazonense. Será uma “semana” que se estenderá por mais de um mês, promovendo o intercâmbio de saberes, proporcionando a promoção e a divulgação de pesquisas e produtos, e valorizando os alimentos regionais. (Fonte: Seplan-CTI)