Mapa Geológico

Lançado pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), em 30 de maio de 2006, em parceria com a Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM) – empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energias, o Mapa Geológico do Estado do Amazonas constitui um projeto de interesse comum entre o Estado e a União.

A execução de mapas geológicos estaduais é atividade permanente do Programa Geologia Brasil – Integração, Atualização e Difusão de Dados da Geologia do Brasil, subprograma de Cartografia Geológica Nacional.

O levantamento geológico básico do território amazonense reafirma o papel do Estado como gerador do conhecimento geológico e foi fundamental para reavivar o ciclo de geração de jazidas, incrementar o setor de serviços em geologia, geofífica, geoprocessamento e laboratórios. Além de favorecer, em decorrência, a capacitação de recursos humanos, atrair investimentos para a descoberta de novos depósitos minerais, bem como a geração de informações básicas para o planejamento territorial.

De acordo com o levantamento, o estado do Amazonas é caracterizado por uma extensa cobertura sedimentar fenerozóica distribuída nas bacias Acre, Solimões, Amazonas e Alto Tapajós, depositadas sobre um substrato rochoso pré-cambriano onde predominam rochas de natureza ígnea, metamórfica e sedimentar (escudos das Guianas ao norte e Brasil Central ao sul).

O Mapa Geológico do Estado do Amazonas teve a coordenação geral de Nelsom Joaquim Reis e Amaro Luiz Ferreira e foi criado sob responsabilidade técnica dos geólogos Nelson Joaquim Reis, Amaro Luiz Ferreira, Silvio Lopes Riker e Marcelo Esteves Almeida.

MAPA GEOLÓGICO download

MAPA DE RECURSOS MINERAIS download