Ações do Governo do Estado são apresentadas à Câmara dos Vereadores de Tabatinga

As ações do Governo do Amazonas executadas no município de Tabatinga (distante 1.108 em linha reta de Manaus), por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Básicos do Alto Solimões, foram apresentadas na sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Tabatinga, realizada na última quarta-feira, 21.

A convite da casa parlamentar, a apresentação foi feita por Aluizio Barbosa, presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), implementadora do projeto, que está sob a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan)

A sessão teve a participação do secretário da Seplan, Airton Claudino, do presidente da Cosama, Heraldo Beleza, e da equipe técnica do Projeto, que conta com investimentos do Banco Mundial. No Plenário, estavam presentes a maioria dos vereadores e a população civil.

Entre as ações apresentadas estão as obras de saneamento básico, orçadas em R$22.924.663,53 de investimento para melhorias da rede de abastecimento de água na cidade. Para isso, a rede existente passou por obras de desobstrução e ampliação. Foi construído um novo flutuante de captação de água bruta e substituídos os conjuntos moto-bomba. Também está em construção um novo complexo de tratamento de água e a Casa de Química.

Em continuidade às obras, no setor 1 foi construído reservatório apoiado, junto à ETA existente, com capacidade de 2 mil m3; No setor 2, foi construído um outro reservatório apoiado, próximo ao reservatório elevado existente (Av. da Amizade), com capacidade no entorno de 4 mil m3; E no setor 3  está sendo construído reservatório elevado (100 m3) em um novo setor de abastecimento, na área de expansão da cidade,

Com a conclusão das obras, a capacidade de reservação de água passará de 630 mil para 6,730 milhões, com capacidade de atender toda a área urbana da cidade, durante 24 horas.

Durante a apresentação, Aluizio Barbosa destacou ainda que, por meio do projeto, o Governo do Estado construiu um escritório regional do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (IPAAM), fazendo com que não haja mais o deslocamento das pessoas da região para a solicitação de licenças e documentos.

O Hospital de Guarnição do Exército, que atende a população local, está passando por reformas e ampliação. “O Governo do Estado está investindo R$ 1.802.343,66 na reforma de estabilização e construção de uma sala de fisioterapia, para onde também já foram licitados e adquiridos os equipamentos médico-hospitalares”, destacou.

Após a apresentação, os vereadores fizeram pronunciamento a respeito das obras, agradeceram preocupação do Governador Omar Aziz em promover uma melhor qualidade de vida à população e apontaram sugestões de melhorias para o município.