ALTO SOLIMÕES: Ciama e Inpa firmam parceria em projetos de desenvolvimento sustentável

A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) firmou parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas do Amazonas (Inpa) para cooperação técnica em subprojetos de desenvolvimento sustentável no Alto Solimões. O objeto do acordo são as ações do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas para o Zona Franca Verde (Proderam) relacionadas a atividades extrativistas, pesca e piscicultura e etnoturismo.

“O foco dessa parceria são as ações demandadas pelas comunidades da região, particularmente na capacitação de comunidades indígenas, manejo do pirarucu, meliponicultura e no etnodesenvovimento”, diz o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa. Para ele, em mais de meio século de pesquisas sobre o bioma amazônico, o Inpa adquiriu uma experiência valiosa para a promoção do desenvolvimento sustentável da região, principal objetivo do Proderam.

O Inpa já vem prestando apoio no incentivo à meliponicultura (foto abaixo), um subprojeto do Proderam que envolve 140 famílias de 19 comunidades de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte. O objetivo é elevar para 300 o número de famílias beneficiadas e aumentar de 1,35 tonelada para 5,40 toneladas a produção de mel até o ano de 2012, explica o sub-coordenador de Desenvolvimento Sustentável do Proderam, Geraldo Araújo Couto. Também está prevista a construção da Casa do Mel, uma unidade para centralizar o beneficiamento e auxiliar na comercialização do produto.

Outros três subprojetos serão implantados em 2010. Em São Paulo de Olivença, cerca de 400 famílias de 48 comunidades das etnias cocama e tikuna estarão envolvidas no manejo de recursos pesqueiros em terras indígenas. A parceria envolve a capacitação dos pescadores indígenas e apoio logístico, com ênfase para o manejo do pirarucu.

Em Fonte Boa, 100 famílias de 16 comunidades da Resex Uauti/Paraná serão capacitadas para atividades de marchetaria com utilização de árvores caídas para confecção de produtos artesanais.

Outra ação prevista para 2010 é a capacitação dos indígenas para a gestão do etnoturismo. Além da capacitação, a parceria Inpa/Ciama busca a organização social das comunidades, elaboração de planos de trabalho e roteiros etnoturísticos. Cerca de 11 mil indígenas de seis etnias vivem na região de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte.

Em Tabatinga, será construído um Mercado Indígena, na Aldeia de Umariaçu. Em Atalaia do Norte, o Centro Cultural Vale do Javari, “um antigo sonho da comunidade”, lembra Laércio Cavalcante, coordenador do Proderam. O projeto prevê, ainda, a restauração do Museu Maguta e do Centro de Artesanato Bom Caminho, em Benjamin Constant.

Com um investimento de US$ 35 milhões na primeira fase, o Proderam é executado em parceria com o Banco Mundial (Bird) e prevê intervenções nos setores de saúde, saneamento e apoio ao desenvolvimento sustentável. O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e implementado pela Ciama , tendo como órgãos parceiros a SDS, Susam, Sepror, Seind e Seinf, com ações integradas nos municípios de Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Amaturá, São Paulo de Olivença, Tonantins, Fonte Boa, Jutaí e Santo Antônio do Içá.