Amazonas busca exemplos de sustentabilidade do lixo para cidades de pequeno e médio porte
O Recicla Tibagi ainda colhe os frutos de quando era programa modelo de reciclagem para o Brasil. Nesta segunda-feira (27) o assessor da presidência da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas – Ciama, Rui Barroso, esteve no município curitibano para conhecer detalhes do projeto. Ele faz parte de uma comissão da Companhia que busca exemplos de sustentabilidade do lixo para cidades de pequeno e médio porte e que poderão ser desenvolvidos como políticas públicas pelo governo do Amazonas. “Estou encantado.
"O que a gente vê por aqui é a boa vontade dos governantes em ir ao encontro dos anseios da sociedade. Uma administração que tem tudo para dar certo. Estou com o coração radiante, não foi à toa que atravessei o Brasil para conhecer Tibagi”, destacou. Barroso já visitou várias cidades do país e também esteve na cidade de 20 mil habitantes que é considerada a mais limpa do mundo: Key West, nos Estados Unidos.
Ele acredita que aliando o projeto do município americano aos exemplos das cidades brasileiras, pode-se chegar a um modelo de sucesso para ser desenvolvido e aplicado nos municípios de pequeno e médio porte do Amazonas. “Quero levar bons exemplos", destacou.
Para a diretora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Leri Ribeiro, a visita enaltece o projeto e a cidade. “Foi muito importante ter eles aqui. Estamos em processo de reestruturação, então saber que o Recicla ainda é considerado um bom exemplo para outras cidades nos deixa muito felizes. Podemos continuar porque estamos no caminho certo”, enfatizou.
O projeto foi implantado em 2009 com trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (Acamarti). Através do programa realiza-se a reciclagem de materiais secos e úmidos no Centro de Triagem e Compostagem.
O pátio de compostagem é um grande diferencial onde restos de alimentos e folhas se transformam em composto que será usado para adubar estufas de flores ornamentais. Em 2011, foram inauguradas as primeiras estufas. Atualmente as estruturas estão sendo preparadas para receber as primeiras sementes que chegarão esta semana ao município. O objetivo é vender ao município para embelezar as praças da cidade.
Tibagi já recebeu o título de Município da Sustentabilidade pelo Ministério do Turismo, Ehco Cidade Limpa pelo Instituto Ambiental do Paraná, Experiência Exitosa em gestão de resíduos pela Câmara dos Deputados Federais , finalista do prêmio Eco-Cidade 2011 pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
Atualmente a Acamarti conta com 98 trabalhadores que se dividem nas mais diversas funções dentro do programa.
(Com informações de Bianca Martins)