Amazonas busca nos EUA investidores para os polos naval e mineral
Os secretários de Estado de Planejamento, Airton Claudino, e de Mineração e Recursos Hídricos, Daniel Nava, seguiram nesta quarta-feira (10) para Houston (Texas), depois de cumprir agenda intensa de trabalho em Albuquerque (New México), ambos nos Estados Unidos. A tarefa dos secretários é promover o modelo de desenvolvimentos do Estado e atrair investimentos para os projetos de desenvolvimento no setor naval e mineral.
Em Albuquerque (New Mexico), os secretários mantiveram contato com os executivos da Altela, empresa de inovação e soluções sustentáveis. Nessa cidade, foram realizados encontros com a comunidade acadêmica da Universidade local para apresentação das políticas estratégicas do Amazonas, com destaque para o Polo Industrial de Manaus e projetos de sustentabilidade regionais.
Além da interação com os acadêmicos, os secretários visitaram empresas interessadas em investir no setor mineral e naval. O evento abre o calendário acadêmico na Universidade de New Mexico, o qual atrai um grande número de estudandes de MBA. Após as palestras magnas o secretário Airton Claudinos seguiu para Houston, no Texas, para cumprir agenda de trabalho com a empresa (Ewing Group) interessadas em investir no polo naval e demais projetos em andamento no Estado.
Segundo Claudino, essas missões internacionais são fundamentais para estreitar parcerias e selar futuras alianças em torno dos projetos que estão sendo implementados no mercado local. O secretário espera que os investidores norte-americanos venham para a Feira Internacional da Amazônia (Fiam), organizada pela Superintendência da ZFM (Suframa), em outubro deste ano com o apoio da Seplan.
(FONTE: Seplan)
Coordenado pela Seplan, o projeto polo naval busca abrir uma nova frente de negócios no Amazonas a partir da estruturação de indústria de fabricação de embarcações de pequeno e grande porte, a formalização de estaleiros, e profissionalização da mão de obra e revitalização do setor naval de produtos e serviços. Várias missões estrangeiras tem visitado a Seplan buscando informações sobre o projeto do Polo Naval, principalmente na área de reparos, o que pode ajudar a geral um novo nicho de mercado e gerar mais empregos para a região.
EWING GROUP
O grupo de empresas americano- especializado em investimentos em infraestrutura em vários países do mundo e com acesso a fundos de investimento do Governo Americano – fez um estudo de mercado analizando oportunidades de investimentos brasileiro. O Estado do Amazonas foi uma das regiões estabelecidas com grande potencial de conexão com mercados mundiais, no Hemisfério Norte ou via Oceano Pacífico, avaliando-se a situação estratégica da economia amazonense dentro de um contexto global.
Em visita à Seplan em setembro de 2012, o grupo se interessou particularmente em propor parcerias em empreendimentos anunciados no passado recente, como o novo porto do Polo Naval e a Cidade Universitária, além de ressaltar interesse em investir (com recursos próprios e de parceiros) na execução de projetos de parceria público privada como hosptais,residências estudantis, mobilidade urbana e outros empreendimentos complementares para a Copa do Mundo e nos anos posteriores, mediante concessão de uso em longo prazo.