Amazonas faz benchmarking em consórcio de saúde do Paraná

Com objetivo de conhecer as melhores técnicas para o processo de aquisição e gerenciamento da distribuição de medicamentos na região do Alto Solimões, que abrange nove cidades, técnicos da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) e representantes de prefeituras da região, estão realizando visita ao Consórcio Paraná Saúde, na cidade de Curitiba/PR.

A agenda, que teve início no último dia 13, encerra nesta sexta-feira, dia 16, concretizando o conhecimento de práticas para o fortalecimento do Consórcio de Saúde entre entes do Alto Solimões (Asavida), instituído como o primeiro consórcio de saúde pública do Amazonas, em 2011, com objetivo de viabilizar a gestão associada de serviços públicos na área e, com isso, expandir e melhorar à assistência na região do Alto Solimões, com suporte técnico do Projeto de Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Básicos do Alto Solimões, implementado pela Ciama.

O consórcio reúne os municípios de Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Fonte Boa, Jutaí, Amaturá, Tonantins e Santo Antônio do Içá, que totalizam uma população de mais 224.094 mil habitantes (IBGE/2010).

Recebida pelo diretor executivo do Consórcio Paraná Saúde, Carlos Roberto kalckmann Setti, a equipe do Amazonas é composta pelo presidente do Asavida, Nonato Tenazor (Prefeito de Atalaia do Norte), o vice-presidente do Asavida, Raimundo Caldas (Prefeito de Tabatinga), e as técnicas da Ciama, Valderice Leite, Roseane Couto Batista e Roxana Espinar, estas duas últimas, responsáveis pelas ações de saúde do Projeto de Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Básicos do Alto Solimões, executado pelo Governo do Estado e implementado pela Ciama, com financiamento do Bird.

De acordo com a técnica da Ciama, Roxana Santillan, a experiência adquirida com a visita fortalecerá as ações do ASAVIDA. “Pois foi possível conhecer, in loco, o processo de trabalho, desde requisição de medicamentos dos Estabelecimentos Assistencial de Saúde até a entrega, o controle e supervisão”, disse, acrescentando que a ideia é implementar na região do Alto Solimões estas práticas estudadas.

Modelo – O consórcio é um modelo já testado e aprovado por outras regiões brasileiras. Já há mais de 400 consórcios de saúde no Brasil. O funcionamento deste tipo de estrutura, para complementar as ações do SUS, está previsto pela Lei 8080.

O Consórcio Paraná Saúde foi constituído com apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná, em 1999, com a finalidade de otimizar os recursos da assistência farmacêutica básica e desaponta como um modelo de sucesso nacional. Atualmente, dos 399 municípios do Estado, 392 são associados. E o consórcio vem efetuando a aquisição de Medicamentos Básicos, preservando a autonomia de cada município na seleção e quantificação dos medicamentos de suas necessidades, a cada aquisição.