Amazonas recebe ministros para o Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas

O governador do Amazonas, Omar Aziz, será o anfitrião do Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas do Amazonas, marcado para esta quinta e sexta-feira, 3 e 4 de outubro, em Manaus, e que contará com a presença dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha; das Cidades, Aguinaldo Ribeiro e a secretária de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti. O evento, organizado pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Amazonas, faz parte do ciclo de encontros que vêm se repetindo em todos os estados da Federação com o objetivo de auxiliar os gestores em relação à execução dos programas federais, além de apresentar as oportunidades de financiamento para os projetos municipais.

Antes da abertura do encontro, marcado para as 19h de quinta-feira, no salão Solimões do Centro Cultural Palácio Rio Negro, na avenida  Sete de Setembro, Centro, o governador Omar Aziz receberá a equipe ministerial para uma reunião da qual participam também o vice-governador José Melo, a secretária de Governo Rebecca Garcia e representantes de órgãos vinculados aos ministérios. A reunião está marcada para as 15h, no salão Nobre do Palácio Rio Negro. Na sequência, Omar Aziz acompanhará os ministros em visita à obra da avenida das Flores, entre os conjuntos Renato Souza Pinto e Nova Cidade, zona norte.

A obra, que está sendo construída com recursos do Orçamento Geral da União, financiamento da Caixa Econômica Federal e contrapartida do Governo do Estado, vai ligar a avenida das Torres à rodovia AM-010, constituindo-se em um dos mais importantes corredores viários da cidade.

No dia seguinte, pela manhã e à tarde, acontecem as reuniões técnicas com atendimento individualizado aos prefeitos, feito por representantes de 10 ministério, nas salas do Palácio Rio Negro. A iniciativa é uma continuação do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em janeiro no qual a presidenta Dilma Rousseff recebeu os mandatários municipais em Brasília.

Os participantes também contarão com oficinas de capacitação técnica. Para cada Estado haverá uma programação alinhada às necessidades regionais. A programação abrangerá os eixos da saúde e educação, instrumentos de planejamento e apoio à gestão local, programas sociais, infraestrutura e participação social.

A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) está entre os órgão que participarão do evento.

(Fonte: AGECOM – Agência de Comunição Social do Governo do Amazonas)