Amazonino Mendes assume o Governo do Amazonas

Depois de ser empossado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) e anunciar mais integrantes do secretariado, o governador do Estado, Amazonino Mendes, ao lado do vice, Bosco Saraiva, afirmou que a ordem é multiplicar horas e dias para servir ao povo amazonense. No discurso de posse no plenário da casa legislativa, na quarta-feira (4/10), Amazonino ressaltou que não se sente governador, mas “um escravo do povo”.

“Quero saudar ao povo, sobretudo aquele que luta por esperança, que estende a mão por ajuda, que precisa, que aguarda. Para eles, toda a nossa dedicação, esmero, capacidade de trabalho e nossa luta. O Amazonino não se sente governador. Se sente um escravo do povo. Um homem que vai cumprir (o mandato) com honra, decência, dignidade e, sobretudo, espirito público”, disse o governador diante da galeria da ALE-AM repleta de populares.

Em entrevista coletiva após a posse, Amazonino Mendes, eleito em pleito suplementar com 782.933 votos, afirmou que o Governo vai priorizar todos os setores, em especial as áreas de saúde e segurança, que requerem medidas urgentes. “No setor público tudo é prioridade. Há momentos em que tem que dar mais atenção para determinado setor. Tudo é importantíssimo. Mas é obvio que nós estamos sentido muita deficiência na saúde pública e segurança. Esses dois segmentos merecem de todo o Governo uma atenção especialíssima. Podem esperar que virão atos revolucionários com firme propósito”, destacou.

Déficit – Entre as prioridades, Amazonino antecipou, ainda, que seu governo vai trabalhar pelo equilíbrio fiscal. Ele ressaltou que o Executivo estadual não está com superávit, como anunciou o governo interino recentemente. “Estamos deficitários. Só na saúde têm R$ 200 milhões atrasados. É brincadeira e falta de respeito com a população. Se fizer levantamento do que foi penhorado chega na casa do bilhão. Então, vamos acabar com a brincadeira. Temos a intenção de equilibrar as constas públicas, com equilíbrio fiscal para fazer uma administração saudável”, disse.

História– Amazonino Armando Mendes, 77, nascido em um seringal, na beira do rio Eiru, em Eirunepé, na Calha do Juruá, chega ao Palácio do Governo pela quarta vez. Ele, que criou a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), se consagra como o único político a vencer quatro eleições para o cargo de governador do Estado. Além de chefe do Executivo estadual, Amazonino comandou a Prefeitura de Manaus por três mandatos e também exerceu atividades no Congresso Nacional, como senador da República.

Secretariado – Após ser empossado, ao lado do vice, Bosco Saraiva, no plenário da Assembleia, que contou com a participação de familiares, amigos, eleitores, e autoridades amazonenses, o governador Amazonino anunciou a lista com 22 nomes do time de secretários (relação abaixo) que o ajudarão a reconstruir o maior Estado do país. A posse dos gestores ocorrerá, às 10h, na sede do Palácio do Governo.

Confira a lista dos secretários:

Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) – Vice-governador Bosco Saraiva

Casa Civil: Sidney Leite

Secretaria de Estado da Saúde (Susam) – Francisco Deodato

Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) – Alfredo Paes

Procuradoria Geral do Estado (PGE): Paulo Carvalho

Secretaria de Estado da Educação (Seduc): José Augusto Melo Neto

Secretaria de Estado da Cultura (Sec): Denilson Novo

Secretaria de Comunicação Social: Célio Alves Rodrigues Júnior

Secretaria de Estado, da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) – Janaína Chagas

Secretaria de Administração e Gestão (Sead) – Ângela Bulbol

Secretaria Particular do Governador – Major Otávio Júnior