Atendimento às Prefeituras do interior foi destaque de palestra da Ciama, no 19º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Amazonas

O trabalho que vem sendo implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) nos municípios do interior foi o destaque da palestra do diretor-presidente do órgão, Aluizio Barbosa, durante o 19º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Amazonas, realizado pela Secretaria de Relações Federativas e Internacionais do Estado do Amazonas (Serfi), no Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

Durante o evento, Aluizio Barbosa destacou que, desde 2019, a Companhia já atendeu 17 prefeituras municipais com a elaboração de projetos de sistemas de abastecimento de água.

“São projetos de engenharia que habilitaram as prefeituras a receberem recursos federais, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), somados, os recursos totalizam cerca de R$ 170 milhões e estariam perdidos devido à falta de projetos dentro dos padrões exigidos para receber estes recursos”, destacou.

Na oportunidade, foram destacados também os projetos de infraestrutura elaborados pela Companhia, como portos, aeroportos, rodovias, sistema viário, praças, quadra poliesportivas, centro de convivência, feiras e mercados, aterro sanitário.

Em consonância ao objetivo do Forum de aprimorar a gestão de parcerias públicas e sociais no estado, o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, destacou a importância das parcerias para a atuação da companhia, principalmente na execução dos programas que vem sendo implementados no interior. Como exemplo na capacitação de servidores públicos municipais e no desenvolvimento de cadeias produtivas.

A participação da Ciama encerrou com a apresentação de dados e números dos Programas de Capacitação e de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas.

“Já capacitamos 1.800 pessoas e as parcerias foram de extrema importância. Para oferecer os cursos, nós contamos com as parcerias da Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público (Esasp), do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), das próprias prefeituras municipais, além da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) no apoio ao empreendedorismo”, pontuou.

Esta foi a primeira edição do Fórum Regional da Rede de Parcerias no estado do Amazonas, com objetivo de integrar e dialogar com os diferentes atores envolvidos no desenvolvimento do estado e do país, além de promover a capacitação, a comunicação, a transparência, a integridade e a inovação, estimulando a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes.