Bird faz missão de avaliação de obras no Alto Solimões

Termina nesta sexta-feira (8) a missão do Banco Mundial, em Manaus, para avaliar a primeira fase de obras e ações executadas no Alto Solimões, pelo Governo do Amazonas, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Básicos do Alto Solimões, implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), com financiamento do Bird.

Os executivos foram recebidos pelo governador Omar Aziz, na última quinta-feira (7), e, ao longo de toda a semana (de 04 a 08), participaram de uma série de reuniões com representantes da Ciama e das Secretarias de Estado de Fazenda, de Planejamento e de Infraestrutura, órgãos envolvidos no Projeto.

A missão teve objetivo de alinhar as ações para a finalização da primeira fase do projeto e também articular a segunda fase, que prevê investimentos da ordem de 75 milhões de dólares, a serem aplicados em obras de reforma e ampliação de hospitais e na construção, ampliação e otimização dos sistemas de abastecimento de água de seis cidades do Alto Solimões, conforme determinação do governador Omar Aziz.

Com investimentos de 35 milhões de dólares, a primeira fase está prevista para encerrar no primeiro semestre de 2014. Na área de saneamento, por meio do Projeto, o Governo do Estado trabalhou na ampliação e otimização do sistema de águas para a população da área urbana e rural de Tabatinga. Em Atalaia do Norte, foi construído um novo sistema, que envolve desde a captação, tratamento, armazenamento e o abastecimento de água para a cidade e também a instalação de torneiras e hidrômetros nas residências. Em Benjamin Constant as obras de construção de um novo sistema estão em andamento.

Entre as ações de saúde estão as reformas, ampliação, aquisição de mobília e equipamentos médico-hospitalares dos hospitais de Benjamin Constant e Atalaia do Norte. Este último ganhou uma ala especialmente voltada ao atendimento indígena. O Hospital de Guarnição de Tabatinga está com obras de ampliação, por meio do Projeto e em breve ganhará uma sala de fisioterapia.

Nos nove municípios, por meio do Projeto, o Governo do Estado realizou ações de fortalecimento e apoio à organização social e geração de renda por meio de micro projetos voltados desenvolvimento sustentável, como o Manejo de Lagos, Casa de Farinha, Feira de Produtor, Casa do Mel e Estação de Piscicultura.