Campanha contra o desperdício de água em Atalaia do Norte ganha reforço dos estudantes
Com exposição de paineis informativos sobre o uso racional da água e atividades culturais, cerca de 560 alunos da Escola Estadual Tereza Lemos, em Atalaia do Norte (distante 1.138 km em linha reta de Manaus), tiveram uma tarde diferente na última terça-feira (20).
Eles participaram da Campanha contra o desperdício de água na cidade – Água tratada é igual a mais saúde na sua casa, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), responsável pela implementação do novo Sistema de Abastecimento de Água no município. Com investimentos de R$ 3.357.892,69, o novo sistema prevê o abastecimento de 100% de água tratada para a população urbana, durante 24h.
Participaram da campanha, coordenada pela socióloga da Ciama, Cira Senna, o Secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Airton Claudino, o presidente da Ciama, ALuizio Barbosa, o presidente da Cosama, Heraldo Beleza, a secretária municipal de educação, Maria Tenazor, as gestoras das outras escolas do município: Carmosina Baima e Luciney Carneiro Melo, e a equipe técnica do Projeto Alto Solimões.
Conforme explicou o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, a campanha foi pensada após realização de estudos técnicos no sistema que constataram que ainda é grande o desperdício. O que faz com que a água não chegue em determinadas partes da cidade. “Então resolvemos apostar nas crianças para que elas sejam fiscais desse desperdício. Eles são os fiscais mais rigorosos que existem”, destacou.
Para a campanha, foram distribuídas camisetas personalizadas aos novos fiscais e professores. De acordo com a diretora da Escola, Maria Pereira Felix, as crianças irão utilizar estas blusas durante o desfile da Semana da Pátria. “Formaremos um pelotão especial com os Fiscais do Desperdício”, disse.