A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (CIAMA) abriu licitação para a contratação de empresa especializada em fabricação, fornecimento e montagem de Estação de Tratamento de Água (ETA) completa. O processo exige ainda o posterior treinamento operacional após testes e start up para a equipe operacional.
A ETA será construída no município de Benjamin Constant (Distante 1.121 km de Manas), no Alto Solimões, região onde o Governo do Estado está fazendo uma série de intervenções na área de saneamento, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Básicos do Alto Solimões, com recursos do Banco Mundial (Bird), implementado pela Companhia.
O Edital e seus anexos poderão ser examinados de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e 13h às 16h, na sala da Comissão de Licitação da CIAMA/UCP. A licitação será realizada no próximo dia 19 de dezembro, às 15h, na sede da Companhia (Av. Tefé, 3279 – Japiim).
Com a conclusão dessas obras no município, o sistema de abastecimento de água tratada em Benjamin Constant saltará dos atuais 27 mil para 46.143 mil metros de rede, aumentando a capacidade de distribuição para o município em 70%. Lá, 80% da obra estão prontos para elevar a capacidade de reservação de 950 mil de água para 2.950 milhões de litros.
Por meio da CIAMA, o Governo do Estado já realizou intervenções no sistema de águas de mais duas cidades do Alto Solimões (Tabatinga e Atalaia do Norte) e prevê, a partir de 2015, a execução de obras de melhorias na rede de abastecimento dos outros seis municípios que compõem a calha: Amaturá, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Jutaí e Fonte Boa.
Tabatinga (a 1.108 km de Manaus) recebeu recentemente uma nova ETA e teve sua rede de abastecimento ampliada de 76 mil para 110.266 mil metros, proporcionando um aumento de 45% na rede de distribuição, que teve sua reserva ampliada de 630 mil para 6,730 milhões. Já Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus), saltou de 4.700 para 21.400 mil metros de rede. A cidade, que já tinha reservatório com capacidade para 200 mil litros, passou a contar com 800 mil litros. “Vamos resolver a questão de abastecimento de água na região do Alto Solimões, contribuindo para a qualidade de vida e a saúde geral da população, uma das prioridades do Governo do Estado”, destaca Aluizio Barbosa, presidente da CIAMA.