CIAMA adere à Campanha Novembro Azul

Com objetivo de alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) está engajada na Campanha Novembro Azul, realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e que tem movimentado o Brasil inteiro. O tema da campanha – Um Toque, um Drible – pretende conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos.

Para participar da Campanha, o prédio da Ciama fica todo iluminado com luzes azuis, a partir da 18h. De acordo com o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, a Companhia também “se pintou” de cor de rosa para conscientizar as mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama, no mês de outubro. “A Ciama também está no Novembro Azul, pois 68% de nossos colaboradores são do sexo masculino e precisamos chamar a atenção para a prevenção deste tipo de câncer”, disse.

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando 10% do total de cânceres.

Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata, como por exemplo, dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica. Daí a importância do diagnóstico precoce e da prevenção.

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer.