Ciama apresenta Plano de Eficiência Energética (PEE) à Sedecti

Diante dos desafios econômicos que o Estado vem enfrentando, o Governo do Amazonas vem adotando medidas de contingenciamento para garantir a redução de gastos públicos e, consequentemente promover investimentos em políticas públicas. Nesta diretriz, a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) vem desenvolvendo o Programa de Eficiência Energética (PEE), em atendimento à Lei 5.330/2020, com objetivo de promover o uso eficiente da energia elétrica nos prédios públicos do Estado por meio de ações que sejam viáveis economicamente para o Governo.

Na manhã desta sexta-feira (26/04), o diretor-presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, apresentou ao secretário de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Correa, um Plano de Eficiência Energética para a secretaria. Dentro deste plano estão previstas, inicialmente, ações simples que visam gerar economicidade e reduzir significantemente o consumo de energia na Sedecti.

“Criamos uma cartilha com objetivo de estimular o servidor a utilizar de forma consciente a energia, tanto no trabalho quanto na sua própria residência, apontando ações a serem tomadas e também o quanto a mudança de hábitos entre os próprios funcionários pode gerar economia na conta de energia”, pontuou.

O Secretário da Sedecti, Serafim Correa, destacou que o consumo eficiente e sustentável de energia elétrica será compartilhado imediatamente com a Secretaria de Administração e Gestão (Sead) e a Casa Civil.

“A Ciama apresentou um trabalho fantástico no que diz respeito à eficiência energética. Isso vai resultar em evitar desperdício, gerar economia e fazermos um menor consumo e energia, diminuindo as contas do Governo em relação a este item. Depois da Ciama, o trabalho será feito aqui na Sedecti, providências serão tomadas exatamente nesta direção e a partir da Ciama e Sedecti, iremos expor à Sead e Casa Civil este trabalho para diminuir as despesas do Estado com energia elétrica. É isso, todos juntos, na mesma direção, dando eficiência ao gasto público”, disse.

De acordo com o engenheiro eletricista da Ciama e coordenador do Programa, Aristóteles Neto, a parceria entre Ciama e Sedecti visa otimizar o levantamento dos projetos de eficiência energética nos prédios governamentais. “Estamos dispostos a acompanhar todas as etapas do plano dentro das edificações públicas”, explicou Aristóteles, revelando que o programa prevê a implantação do PGEE em todas as áreas do Governo (saúde, segurança e educação). Os detalhes do programa serão divulgados posteriormente pela Ciama.

Os projetos de gestão e eficiência energética, desenvolvidos  pela Ciama, apontam a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos de energia elétrica, trazendo benefícios à população, com introdução de tecnologias ambientalmente sustentáveis e mudança de hábitos no uso da energia elétrica. Para além do foco na economia financeira, visa alcançar a sustentabilidade: conseguir preservar o meio ambiente, sem perder o conforto que a energia traz. Outro desafio é conseguir levar a mensagem de que a eficiência energética é fundamental para a sustentabilidade e para redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE).