Ciama articula projetos de desenvolvimento para Rio Preto da Eva

A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) recebeu, na manhã desta sexta-feira (14/07), a visita da nova secretária municipal de Planejamento, Agroindústria, Comércio e Turismo de Rio Preto da Eva (Semplactur), Vanuza Barroncas para alinhar as próximas ações de projetos implementados pela Companhia no município.

Entre os projetos apresentados está o Distrito Bioagroindustrial da Amazônia (Biodarpe), uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a prefeitura de Rio Preto da Eva. O Distrito tem objetivo de estabelecer um modelo de desenvolvimento bioagroindustrial sustentável, tonando-se uma matriz econômica complementar ao Polo Industrial de Manaus (PIM).

Durante a reunião, também foram expostos os resultados de ações de capacitação profissional voltadas ao empreendedorismo, com objetivo de fortalecer a cadeia da laranja e dotar o município de uma identidade gastronômica, já que Rio Preto da Eva (distante 57 km da

capital) é o maior produtor do citros do estado.

As ações aconteceram durante o período que antecedeu a Festa da Laranja em 2022 e deverão ter continuidade neste ano de 2023, conforme afirmou a titular da pasta da Semplactur, Vanuza Barroncas. “Agradecemos o apoio do Governo e a parceria da Ciama.. Com certeza vamos dar continuidade aos projetos que a companhia ofereu ao nosso município”, disse.

O presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, destacou que Rio Preto da Eva está sendo uma experiência piloto da companhia para receber projetos de desenvolvimento, com atração de agroindústrias e geração de emprego e renda e que deverão abranger, inicialmente, toda a Região Metropolitana. “A ideia é expandirmos para todos os municípios do estado, conforme determinação do governador Wilson Lima”, revelou.

Participaram da reunião o coordenador de Agroindústria e Comércio e o subprocurador de Rio Preto da Eva, Felipe Lindoso e Leônio Almeida, respectivamente, além da controladora Diana Viana, a assessora técnica e engenheira de alimentos Aline Guimarães e os economistas Fernando Folhadela e Paula Stone, todos da equipe técnica da Ciama.