Ciama capacita 11 servidores para elaboração de projetos voltados à captação de recursos do Governo Federal

A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) está capacitando 11 funcionários para a elaboração de atos preparatórios e execução do TransfereGov, a plataforma tecnológica do Governo Federal que operacionaliza diversas modalidades de transferências de recursos da União, entre elas convênio, contrato de repasse, termos de parceria e fomento.

O curso oferecido por meio de colaboração entre a Secretaria de Estado de Relações de Relações Federativas e Internacionais (Serfi) e Ciama, acontece até esta sexta-feira (11/08) e tem como objetivo atualizar e capacitar os funcionários da companhia para otimizar o atendimento que já vem sendo oferecido, sem custos, às prefeituras municipais do Amazonas.

O presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, destaca a colaboração da titular da Serfi, Inês Carolina Simonetti, em oferecer um especialista para capacitar ainda mais os funcionários. “Nós já temos um corpo técnico voltado prioritariamente ao atendimento das prefeituras que nos procuram para este tipo de serviço e agora iremos incrementá-lo com a aquisição de novos profissionais voltados a este atendimento, ampliando a oferta deste serviço”, disse.

Durante o curso, ministrado pelo assessor da Serfi, André Guimarães, estão sendo abordados assuntos sobre o orçamento público, os princípios aplicáveis às transferências da União, as fundamentações legais e os conceitos relacionados às transferências da União.

Até o encerramento da programação, os funcionários terão treinamento com acesso ao Portal dos Convênios, fluxogramas do TransfereGov, competências e responsabilidades no âmbito das transferências da União, conhecendo o funcionamento da plataforma, como consulta, acesso, programas, plano de trabalho, composição de preços, projeto básico, termo de referência, inclusão de propostas, execução de convênios, processos de compra, documentos de liquidação, pagamento por OBTV e prestação de contas.