CIAMA completa 23 anos de atuação visando o desenvolvimento do Amazonas

A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), órgão da administração indireta do Governo, criado pela Lei Nº 2.326, de 8/5/1995, sancionada pelo então e atual governador Amazonino Mendes, está completando 23 anos de existência, nesta terça-feira (8), com a missão de promover o desenvolvimento social, econômico, energético tecnológico, industrial e ambiental do Estado do Amazonas.

Funcionária mais antiga da instituição, com quase 23 anos de trabalho dedicados à Companhia, a engenheira Cláudia Ávila relembra a importância da Ciama para a realização de grandes projetos, tanto na capital, quanto no interior. “Em Manaus, realizamos ações na concepção do Prosamin, participamos dos projetos de criação da Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira e da Ponte Rio Negro”, destacou.

Cláudia Ávila relembrou ainda que, a partir de 1995, a Ciama foi responsável pelo gerenciamento da Rodovia Federal BR-174, que liga Manaus a Roraima. “Também fomos responsáveis pela pavimentação do Sistema Rodoviário Estadual: AM-254 – BR-319 (Autazes); AM-354 (Manaquiri/Careiro Castanho); AM-352 (Manacapuru/Novo Airão); AM-363 (Itacoatiara /Itapiranga); AM-330 (Silves/Itapiranga); AM-360 (Apui/Novo Aripuanã). E ainda pelos projetos de engenharia da Rodovia Estadual AM-195 (Guajará-AM/Cruzeiro do Sul-AC) e da Rodovia Federal BR-307 (Benjamin Constant/Atalaia do Norte)", acrescentou.

Portos e aeroportos – Ao longo de seus 23 anos de existência, a Ciama criou os projetos para melhoria e ampliação da infraestrutura portuária no interior dos municípios de Tefé, Boca do Acre, Manacapuru, Coari, Itacoatiara e Tabatinga.

A Companhia também realizou levantamentos in loco para atualização do Plano Aeroviário do Estado, em 55 municípios e 69 localidades, além de ter sido responsável pela criação de projetos de engenharia na estrutura aeroportuária dos municípios de Anori, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Boca do Acre, Envira, Fonte Boa, Ipixuna, Itamarati, Japurá, Juruá, Lábrea, Nhamundá, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte, São Paulo de Olivença, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá e Tapauá.

Com 22 anos de contratação, o administrador e chefe do departamento de pessoal, Joelson Barroso, disse que é satisfatório atuar todo este tempo no desenvolvimento organizacional da Ciama. “É muito gratificante realizar tarefas e atividades específicas referentes aos funcionários, que vão desde à contratação à treinamentos para qualificação e valorização, de modo a mantê-los motivados a executar um bom serviço na Companhia e à população”, destacou.

O motorista José Fernandes Cavalcante, também com 22 anos de Ciama, fala com orgulho que conduzir as equipes aos locais para estudo ou implantação de estradas, portos e aeroportos promove um contentamento ao trabalho seu trabalho. “Trabalho com satisfação porque sei que também estou fazendo parte de um pouquinho da história do desenvolvimento do nosso Estado”.

Novos desafios – O atual presidente da Ciama, Daniel Roriz, reconhece a importância da Companhia para o desenvolvimento do Estado e aponta que o desafio da nova direção é expandir cada vez mais a atuação, principalmente, no interior do Estado. “Estamos voltados ao atendimento, dentro das áreas de atuação da Ciama, de todos os municípios, oferecendo corpo técnico (formado por engenheiros – civil, elétrico, ambiental, florestal, agrônomo) apto para a criação e acompanhamento de projetos, visando atender o objetivo principal da Ciama, que é promover o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população”, finalizou.