CIAMA conclui estudos topográficos de acesso viário ao Polo Naval do Amazonas

A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) concluiu os estudos topográficos para o acesso viário ao Polo Naval do Amazonas, projeto do Governo do Estado, a ser implantado na orla do Puraquequara, em Manaus, com perspectiva de geração de mais de 20 mil empregos diretos. 

Segundo explicou o Diretor Técnico da Ciama, engenheiro Alberto Magno, o levantamento da topografia durou três meses e a Companhia já fechou o pré-projeto do acesso viário. “No pré-projeto, apontamos a construção de uma pista de 20,8km, com mais duas obras de arte, que seriam as pontes, com alternativas viáveis economicamente e ecologicamente corretas”, detalhou. 

De acordo com o presidente da Companhia, Aluizio Barbosa, o material com a topografia e o pré-projeto foi encaminhado à Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), órgão responsável pela coordenação do Projeto do Polo Naval. “Com a topografia, avançamos em mais uma questão no item infraestrutura do projeto, pois será possível fazer um levantamento de custos para serem apresentados posteriormente ao Governador Omar Aziz”, disse. 

O projeto do Polo da Indústria Naval do Amazonas foi apresentado no início de 2012, pelo governador Omar Aziz, e caminha para ser uma segunda matriz econômica do Estado, com previsão de geração de 20 mil empregos somente na primeira fase.