Ciama conclui projeto de modernização de Parque Tecnológico da Seplancti

Foi concluído o projeto de modernização do Parque Tecnológico da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), uma solução que permitirá a aquisição de equipamentos e softwares com tecnologias avançadas, cujo objetivo é a melhoria da prestação de serviços à sociedade, elaborado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama). Estimado em R$ 361 mil, o projeto entra agora em fase de captação de recursos.

A modernização do Parque Tecnológico da Seplancti permitirá, segundo o secretário de Estado de Planejamento, Jório Veiga, a melhoria do atendimento aos cidadãos usuários dos serviços do órgão e ao Governo como um todo. Na entrega, nesta terça-feira (24/09), do projeto concluído, o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), Aluízio Barbosa, reforçou a importância da parceria entre Seplancti e Ciama na construção de projetos voltados ao desenvolvimento do Estado.

Além de atualizar a estrutura tecnológica de hardware e software, a modernização do Parque Tecnológico da Secretaria deve garantir a continuidade do serviço de divulgação dos indicadores e potencialidades com vistas à atração de investimentos para a região e o alinhamento à estratégia governamental de implementação da digitalização de processos e de governo digital (e-governament), destacou o secretário Jório Veiga.

Em termos práticos, o projeto possibilitará a renovação da infraestrutura de processamento e armazenamento de dados para o necessário suporte às demandas da Seplancti, tais como a elaboração de indicadores socioeconômicos e mapas compreendendo o Processo Interno Bruto (PIB), Balança Comercial, Anuário Estatístico, e dados da Região Metropolitana de Manaus, entre outros serviços.

Também vai melhorar a captação de dados que subsidiam o Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), o Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Gestão do Amazonas (Splam), além da formulação, coordenação e execução das políticas de Ciência e Tecnologia do Estado.

Políticas públicas – A ideia concebida pelo projeto é que a produção de dados do Estado, que tem como fontes instituições como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), entre outros, além de órgãos da administração pública estadual como Ipaam, Sepror e a própria Seplancti, estarão disponibilizadas em um único local, reunidos em uma única base de dados, utilizando softwares que efetuarão a busca dos dados e informações nessas instituições.

A partir desse ambiente, com dados georreferenciados e agrupados, será possível o acompanhamento de cada tema, observada melhoria e degradação dos serviços prestados, a formulação de políticas públicas a partir da avaliação de demandas e urgências dos diversos setores.

A leitura estratégica e prospectiva desse conjunto de informações vai viabilizar a produção e o monitoramento de indicadores corretamente interpretados, refletindo desse modo tendências e visões sobre o Estado e seus municípios.