CIAMA e BIRD fazem avaliação de obras no Alto Solimões

 A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (CIAMA) recebeu, na manhã desta segunda-feira (12), executivos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) para reunião de avaliação das ações e obras de saneamento, saúde e desenvolvimento sustentável que já foram realizadas e outras que ainda estão em andamento, na região do Alto Solimões, por meio da primeira fase do Projeto de Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Básicos do Alto Solimões. Na oportunidade, também foram discutidas questões sobre a segunda etapa do projeto, a ser financiada pelo Bird, avaliada em 75 milhões de dólares.

Segundo o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, o Governo do Estado já deu início aos trâmites para o financiamento da segunda fase, que já recebeu parecer favorável da Comissão de Financiamentos Externos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e está seguindo as tramitações legais para ser implementada, a partir de 2015.

A primeira fase do projeto executado pelo Governo do Estado, por meio da Ciama, com financiamento de 35 milhões de dólares pelo Bird, está prevista para encerrar no final do primeiro semestre de 2014. Ao longo de todo o projeto, que já tem quatro anos de execução, de seis em meses o Bird realizou missões de acompanhamento, onde foram verificadas as aplicações dos recursos, o andamento das obras, o resultado e impacto socioeconômico na região. “Agora, a equipe visitou os municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte e está em Manaus para poder elaborar o relatório de avaliação final do projeto”, explicou o presidente.

De acordo com Marianne Grousclaude, coordenadora da Missão, o Bird divulgará o relatório final do projeto até o final deste ano.

OBRAS – Por meio do Projeto, o Governo do Amazonas está executando obras de ampliação e otimização dos sistemas de abastecimento de água nos municípios de Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamin Constant. Os investimentos somam R$ 32.012.008,17 milhões, alcançando 104.935 mil pessoas nos três municípios.

Em Atalaia do Norte (a 1.138 km de Manaus) o novo sistema de águas está 100% concluído. O município saltou de 4.700 para 21.400 metros de redes. A cidade, que já tinha um reservatório com capacidade para 200 mil litros, passou a contar com 800 mil litros.  Em Tabatinga (a 1.108 km de Manaus), os reservatórios e a rede de distribuição já estão concluídos e a montagem da Estação de Tratamento está em andamento. A previsão é que até o final do projeto sejam iniciados os testes de operação da estação que irá distribuir água tratada para toda a área urbana do município. Benjamin Constant (a 116 km de Manaus) também está recebendo as obras de saneamento e terá sua capacidade de distribuição aumentada em 70%.

Além das obras de saneamento, o Governo do Estado também realizou obras de saúde nas cidades de Atalaia do Norte e Benjamin Constant tiveram seus Hospitais reformados e ampliados. Foram investidos R$ 3.742.391,12 nas unidades, que também receberam novos equipamentos médico-hospitalares e dobraram a capacidade de atendimento.