CIAMA e IDAM fortalecem parceria institucional
Com objetivo de fortalecer a parceria institucional, o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), Aluizio Barbosa, reuniu, na manhã desta terça-feira (23), com o diretor de assistência técnica e extensão rural do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Ramonilson Gomes.
Na oportunidade, foram apontadas as ações do Governo do Estado voltadas à política estadual de desenvolvimento sustentável regional, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Básicos do Alto Solimões, implementado pela Ciama, com financiamento do Banco Mundial.
De acordo com Aluizio Barbosa, o IDAM pode contribuir de forma relevante na prestação de assessoria técnica e capacitação de pessoal nas ações do projeto voltadas ao extrativismo, à pesca e outras potencialidades da região. Para isso, será elaborado um convênio e lançado um calendário de reuniões periódicas para apresentação das ações à apreciação do IDAM.
“A transversalidade e o estreitamento das relações entre os órgãos do Governo seguem orientações do governador Omar Aziz. Neste sentido, precisamos trazer a opinião técnica do IDAM para dentro do projeto, principalmente para a segunda fase, que já recebeu sinalização positiva do governador Omar Aziz e está programada para iniciar no próximo ano, com ações que contemplam os nove município do Alto Solimões”, destacou.
Sobre o fortalecimento da parceria entre IDAM e Ciama, Ramonilson Gomes, apontou que as duas instituições tem interesse em comum para trabalhar na região do Alto Solimões, que, segundo o diretor, é uma região carente e onde já existe investimentos do Governo do Estado. Sobre as perspectivas para a segunda fase, o diretor ressaltou que é preciso pensar na estruturação de microprojetos voltados principalmente à questão do extrativismo vegetal e a pesca. “É uma região que já tem esses potenciais definidos. Precisamos fortalecer as ações do IDAM agora para esta segunda fase, procurando atender às necessidades dos arranjos produtivos”, completou.
Participaram ainda da reunião o chefe de assistência técnica e extensão rural do IDAM, Alfredo Pinheiro, o diretor de assistência técnica e extensão florestal do IDAM, Malvino Salvador, e os técnicos em desenvolvimento sustentável do projeto, Geraldo Couto e Alexandre Freitas.