CIAMA e IPAAM reafirmam parceria técnica-ambiental

O diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Antonio Ademir Stroski, e o coordenador do Projeto de Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Básicos do Alto Solimões (Proderam), Laércio Cavalcante, assinaram, na última quarta-feira (11), a prorrogação do termo de cooperação técnica entre o projeto e a entidade. 

O Proderam é um projeto criado pelo Governo do Estado, implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), sob coordenação da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), nos nove municípios do Alto Solimões. O projeto prevê, com financiamento do Banco Internacional, a promoção do desenvolvimento social-econômico da Região do Alto Solimões, com intervenções nas áreas de Saneamento Básico, Saúde e Desenvolvimento Sustentável. 

De acordo com o presidente do Ipaam, Antonio Ademir Stroski, a cooperação técnica entre o Ipaam e a Ciama visa dar celeridade aos planos de manejos de pequena escala de empreendedores no Alto Solimões. “Além disso, visa facilitar o acesso aos serviços de licenciamento ambiental, monitoramento e fiscalização de empreendimentos na região e a recepção de documentos para formalização de processos necessários à licença; entrega de documentos encaminhados pelo Ipaam aos empreendedores”, complementou. 

Laércio Cavalcante, coordenador do Proderam, destacou que a cooperação também facilita a elaboração de relatórios com finalidade de acompanhamentos de processos licenciados e participação em vistorias técnicas para o licenciamento.