CIAMA e prefeitura do Careiro da Várzea alinham projeto para o abastecimento de água

Em andamento à força-tarefa criada com objetivo de captar recursos junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para o Sistema de Abastecimento de Água no interior do Estado, a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (CIAMA) recebeu na manhã desta terça-feira (19), visita do secretário de obras, urbanismo e serviços públicos do Careiro da Várzea, Osmir Medeiros.

Na oportunidade, Medeiros solicitou o apoio da Companhia na adequação do projeto de engenharia já existente no município para ser submetido à apreciação e aprovação junto à Funasa.

O secretário explicou que o projeto atual abrange apenas a sede do município e que o ideal é que haja uma expansão dos recursos de modo a contemplar também a zona rural, uma vez que a mesma é mais povoada. “Na zona rural há cerca de 80 comunidades, com 50 famílias em média, cada uma. As residências são distantes umas das outras e o abastecimento de água é realizado por meio de 46 poços artesianos. A ideia é construirmos mais 30 poços para atender a zona rural. Principalmente porque quando há a vazante, as residências ficam de 3km a 4km da beira do rio, onde as famílias que não tem poços realizam a captação da água”, destacou.

O diretor-presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, confirmou a disposição da Companhia para apreciar e aprovar recursos destinados à melhoria do fornecimento de água potável para o Careiro da Várzea, município da região metropolitana, distante 25Km em linha reta de Manaus, com população de 29.930 (IBGE/2010).