Ciama e Sebrae articulam parceria institucional
Motivada principalmente pelas já anunciadas reformas econômicas e administrativas que o país vem passando, as parcerias entre os setores público e privado vem ganhando espaço no mundo como forma de viabilizar a implantação de projetos de desenvolvimento econômico ou social, sem repasse de recursos públicos.
E para uma conversa preliminar sobre parceria institucional, o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), recebeu na manhã desta quarta-feira (22), o analista da Unidade de Articulação e Relações Institucionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Vicente Schettini, acompanhado da superintendente da Rede Amazônia de Inovação e Empreendedorismo (Rami), Jane Moura.
Conforme Schettini, entre a área de atuação da Ciama, voltada ao desenvolvimento dos municípios, também está os interesses do Sebrae, que pode oferecer serviços voltados ao empreendedorismo, bioeconomia, inovação tecnológica e acesso ao crédito. “A ideia é afinarmos uma aliança estratégica para atuar em cooperação técnica com a Ciama, não somente na capital, mas principalmente no interior, onde percebemos que a Companhia tem uma forte atuação”, disse.
O presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, demonstrou entusiasmo na aproximação dos projetos da Companhia aos do Sebrae. “A Ciama encontra-se aberta para firmar parcerias e, daqui a uns 15 dias, iremos nos reunir com a presidência do Sebrae, para estreitar ainda mais esta possibilidade”, finalizou, acrescentando que, sem dúvida, a maior vantagem dessas parcerias se situa na colaboração entre as instituições em um esforço conjunto de promover o desenvolvimento.
RAMI – Atuando em parceria com o Sebrae, a Rede de Inovação e Empreendedorismo da Amazônia (Rami), associação civil de direito privado sem fins econômicos, também demonstrou interesse em firmar parceria com a Ciama.
De acordo com a superintendente da Rami, Jane Moura, a instituição atua no fortalecimento do empreendedorismo e da inovação, por meio da integração de seus associados com instituições diversas, agências de fomento, apoiando o desenvolvimento local e regional.