Ciama e Sefi concluem curso prático de Transferegov para 17 servidores da Adaf
Entre os dias 10 e 14 de junho, o Governo do Amazonas promoveu, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Estado (Ciama), o primeiro módulo do curso prático da Plataforma Transferegov, para 17 servidores da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf). A capacitação foi realizada pelo especialista na plataforma e assessor da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), André Guimarães.
O curso teve como principal objetivo treinar os participantes para utilizarem de forma eficiente todas as funcionalidades oferecidas pela plataforma Transferegov, desde a gestão completa de processos de transferência, englobando a celebração do instrumento até a prestação de contas.
O treinamento também buscou proporcionar aos participantes um entendimento aprofundado sobre as políticas e diretrizes que regem a plataforma, como uma das formas de captação de recursos junto ao Governo Federal.
“Durante a capacitação, os alunos tiveram a oportunidade de aprender, na prática, como elaborar propostas e executar instrumentos de parcerias, realizar transações, acompanhar processos, gerar relatórios e utilizar todas as ferramentas disponíveis para otimizar a gestão de recursos”, destacou André Guimarães.
Na solenidade de encerramento do curso, o diretor-presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, afirmou que esta capacitação é fundamental para que possam facilitar o acesso a recursos da União de forma eficaz, impactando diretamente em projetos e ações que beneficiem a população amazonense. Na oportunidade, agradeceu à Serfi pela parceria e apoio e aos participantes da Adaf, pela confiança.
O diretor-presidente da Adaf, José Augusto Omena, destacou a importância dos servidores se qualificarem sobre as possibilidades de obtenção de investimentos via recursos federais. “Ainda durante o curso, recebi feedback dessa turma e eles estão entusiasmados com as informações que obtiveram aqui. Uma coisa é fazer algo mecânico, outra é realizar aquilo que necessitam fazer, aí entra o mérito deste curso, que deu oportunidade de participação para a Adaf”, disse.
Para Marcéu Macedo, chefe de planejamento da Adaf, o curso muito importante principalmente porque a Adaf já tem grandes projetos submetidos e aprovados por instituições como a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a Unidade de Gerenciamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (UGP-PADEAM) e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
“Nós precisamos ter uma equipe sempre qualificada para poder construir projetos bem embasados e submetê-los também à captação de recursos federais. Precisamos entender como funciona o sistema Transferegov de modo que possamos utilizar da melhor maneira esta ferramenta e atender os requisitos e exigências legais”, finalizou.
O segundo módulo do curso está previsto para iniciar no dia 1° de julho e envolverá as questões mais complexas do sistema.