Ciama e Serfi concluem último módulo do curso Transferegov para servidores da Adaf
A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), em parceria com a Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), concluiu, no período de 2 a 5 de julho, o módulo prático do curso Transferegov, a plataforma de convênios e transferências da União, para 16 servidores da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf). As aulas foram ministradas pelo instrutor e assessor da Serfi, o especialista André Guimarães, no auditório da Companhia, zona Sul de Manaus.
Neste módulo, os participantes tiveram acesso ao ambiente oficial do Sistema de Convênios e realizaram, na prática, o registro da execução do convênio, Termos de Fomento e Parceria, Sub convênios, transferências via OBTV e processos de execução por parte da Administração Pública.
O instruturo do curso, André Guimarães, pontuou que também foram abordados os processos de execução por parte das entidades privadas sem fins lucrativos, os contratos e, principalmente, os documentos de liquidação para a prestação de contas.
Ao longo do curso, os participantes tiveram todo o conhecimento das Leis Orçamentárias, da elaboração de projetos e a composição do plano de trabalho.
“Como os convenentes ou OSC’s devem se posicionar, estratégias de relacionamento, elaboração de projetos com atendimento a todos os requisitos legais e a prática de preenchimento das propostas no portal de convênios darão aos gestores uma visão completa sobre projetos, marco regulatório e todo o sistema”, explicou.
A gerente financeira da Adaf, Aline Sena, destacou que o curso agregará mais conhecimento profissional aos servidores. “Agregará também benefícios pra Adaf na execução dos nossos convênios, pois teremos a equipe bem preparada e qualificada para atender as demandas da criação de projetos”, finalizou.