CIAMA faz licitação para contratar empresa de consultoria

A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) lançou edital de licitação para contratação de pessoa jurídica para prestação de serviço de consultoria para análise de resultados socioeconômicos do projeto de manejo de recursos pesqueiros dos municípios de Fonte Boa, Jutaí e Tonantins, realizado por meio do Proderam – Projeto de Desenvolvimento Sustentável e Serviços Básicos do Alto Solimões, implementado pela Companhia, no Alto Solimões.

As Manifestações de Interesse deverão ser entregues na sede da Ciama, ou enviadas via Correio, até o dia 10 de maio. Endereço: Projeto Proderam – Ciama, Av. Tefé, 3.279 – Japiim, Manaus/AM – CEP 69078-000. A documentação deverá conter lista de serviços já executados (atestados), lista de profissionais e seus currículos, além de dados gerais da empresa. Os envelopes deverão estar devidamente identificados como: “Manifestação de Interesse de Consultoria para análise de resultados socioeconômicos do manejo de recursos pesqueiros”. 

De acordo com o Edital, o trabalho da consultoria envolverá várias atividades, entre elas a realização de levantamento socioeconômico, envolvendo a atual forma de exploração dos recursos pesqueiros, apontando os pontos críticos, oportunidades para melhorar os impactos sociais, ambientais e econômicos, e o cumprimento da lei, e elaboração de propostas de operacionalização. 

O Edital completo está disponível no link PRODERAM, localizado à esquerda da página inicial do site da Ciama – www.ciama.am.gov.br 

Sobre o Projeto – Executado em Tonantins, Jutaí e Fonte Boa, o Manejo de Recursos Pesqueiros movimentou R$ 2.376.407,20 milhões nos três municípios, somente em 2012. Em Tonantins, 20 comunidades são atendidas pelo projeto, sendo 14 comunidades indígenas, totalizando 854 famílias envolvidas. Em 2012, foram pescados 84.598 mil quilos de pirarucu e mais 18.937 quilos de tambaqui. Em Jutaí, 48 comunidades, sendo 20 indígenas, estão implementando o manejo de lagos. Isso equivale a 434 famílias envolvidas. Lá, os dados de 2012 apontam que foram capturados 67.397 mil quilos de pirarucu e mais 18.466 de tambaqui. Os números do manejo em Fonte Boa são ainda maiores, sendo 138 comunidades envolvidas, atingindo 821 famílias. Em 2012, foram 286.763 mil quilos de pirarucu.