CIAMA inicia estudos para infraestrutura do Polo Naval do Amazonas
Presidência, Engenharia e assessores técnicos da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (CIAMA) reuniram na tarde desta terça-feira (3) para estudar o Projeto do Polo Industrial Naval Offshore, uma estrutura a ser montada no Polo Naval do Amazonas, projeto criado pelo Governo do Estado, sob coordenação da Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) e parceria de vários órgãos e instituições.
O Projeto do Polo Offshore foi apresentado pelo secretário da Rede de Arranjos Produtivos Locais (APL´s), Carlos Araújo Rocha, que destacou que o complexo industrial naval do Amazonas, náutico, offshore e reparos, com base tecnológica e inovação, contribuirá no posicionamento do Estado em uma escala produtiva global no segmento, sendo baseado na política nacional de APL´s.
Na oportunidade, também foram apresentados vários estudos preliminares para a instalação do Polo Naval. Estes estudos contribuirão para um estudo que a CIAMA se propôs a realizar que visa apontar qual a alternativa mais viável de acesso viário ao Polo Naval do Amazonas.
No início desta semana, uma equipe de engenheiros da CIAMA esteve visitando o local, no Puraquequara. “A ideia é que o estudo da CIAMA contribua para dar viabilidade às ações de infraestrutura do Polo. Apontando alternativas viáveis economicamente e ecologicamente corretas”, destacou o presidente da CIAMA, Aluizio Barbosa.
Participaram ainda da reunião, gerente de Análise de Projetos do Seplan, Edmar Magalhães, e o ex-deputado federal e líder sindical, Ricardo Moraes de Souza, que fazem parte do projeto.