Ciama inicia reuniões visando projeto de produção de grafeno no Amazonas
A primeira reunião técnica sobre produção de grafeno ocorreu no auditório da Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama) nesta segunda-feira (25) e contou com a presença do professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o doutor Sérgio Michielon de Souza e da pesquisadora Camila Pinto.
Michielon apresentou as linhas gerais de um projeto idealizado no ano de 2015 cujo objetivo era dotar a Ufam de um laboratório equipado para a produção do grafeno, considerado o composto de átomo de carbono mais condutor e resistente do mundo atual. “Infelizmente, por situações de troca de governo e política instável não conseguimos dar continuidade ao projeto. A Universidade Federal de Minas Gerais entrou com projeto junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento na mesma época que o Amazonas e hoje já existe uma fábrica atendendo a indústria daquela região, então não avançamos em nada, mesmo tendo os profissionais competentes para produzir esse material tão importante para a indústria moderna”, asseverou.
O diretor administrativo da Ciama, José Coutinho Neto, executivo com experiência no Polo Industrial do Amazonas, disse ser do máximo interesse da Companhia que as reuniões continuem acontecendo para viabilizar o mais breve possível um projeto tecnicamente exequível que possa vir a ser submetido a qualquer instituição financeira.
Cinco características que fazem do grafeno o material do futuro