CIAMA participa da Solenidade Comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente

O presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (CIAMA), Aluizio Barbosa, participou, na manhã desta terça-feira (5 de junho), da Solenidade Comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional (SDS), no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM). O evento também foi voltado ao Ano da Energia Sustentável para Todos, instituído em 2012 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Com certificação ISO 14001 (Ambiental), a CIAMA integra a gama de instituições parceiras que estão trabalhando para a execução de ações voltadas ao fornecimento de uma energia limpa. “Como por exemplo, um projeto do Governo do Estado que visa a implantação de matrizes energéticas não poluentes na Arena da Amazônia, estádio que está sendo construído pelo Governo do Estado para a Copa de 2014”, destaca Aluizio Barbosa.

Durante o evento, o governador Omar Aziz reforçou o compromisso do Governo do Estado com o Meio Ambiente e assinou duas Mensagens de Lei, uma que trata da criação do Conselho Estadual de Energia e outra que altera a Lei Ambiental nº 3.219/2007. Na oportunidade, o governador, destacou a criação do Conselho como uma ação importante para a formulação da política energética, que passa a ter participação mais efetiva do Estado. As mensagens serão encaminhas para aprovação da Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

Na oportunidade, além de apresentar as principais ações de 2011 relacionadas à pasta, como o aumento do Subsídio da Borracha, a secretária Estadual de Meio Ambiente, Nádia Ferreira, anunciou a aquisição de equipamentos de multimídias para estruturação dos órgãos municipais de meio ambiente de 33 municípios com apoio do Fundo Estadual de Meio Ambiente.

Ao longo do evento, o governador Omar Aziz, acompanhado da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), a primeira-dama Nejmi Aziz, também entregou Certidões de Direito Real de Uso às Unidades de Conservação de Uso Sustentável e assinou termos de Cooperação Institucional, como o Termo de Cooperação do IPAAM para execução do Programa de Regularização Ambiental no Amazonas e o Termo de Cooperação Institucional com os municípios de Itacoatiara, Parintins, Tabatinga e Presidente Figueiredo, que visa o compartilhamento das ações de Licenciamento Ambiental.