CIAMA participa de Seminário de Tecnologias Estratégicas Brasil-Itália

Equipe técnica de assessores da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (CIAMA) participou, nos últimos dias 30 e 31 de maio, do VI Seminário de Tecnologias Estratégicas Brasil-Itália. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECT-AM) em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), a Embaixada da Itália e o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM).

Realizado pela primeira vez no Amazonas, o evento teve objetivo de contribuir para o estreitamento das relações entre os dois Países, bem como favorecer a troca de experiências na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Participaram representantes do Governo do Estado, empresários, representantes de classes, comunidade acadêmica e lideranças da sociedade civil.

Após a solenidade de abertura, no dia 30, foi realizada a Palestra Magna “Olhando para o futuro: a evolução da tecnologia e o impacto na sociedade”, proferida pelo Diretor do EIT Italy (European Institute for Innovation and Technology), Roberto Saracco. Apontado como uma referência internacional na área, Saracco expôs para o público algumas das últimas novidades em termos de inovação tecnológica em áreas estratégicas, como nanotecnologia, bioengenharia e biomedicina.

Na quinta-feira (31), das 9h às 18h, foi realizado o Painel “As novas tecnologias para a construção naval”. Na oportunidade, o secretário-executivo da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), Ronney Campos, apresentou o cenário atual do projeto de estruturação do Polo Naval do Amazonas, criado pela Governador Omar Aziz.

Durante o Painel, o intercâmbio de tecnologias e experiências foi estimulado com a presença dos painelistas italianos e amazonenses. Do lado italiano, participaram o presidente da Modimar, Corrado Montefoschi, e o Project manager da Seacom, Marco Tartaglini. Do lado brasileiro, além do representante da Seplan, participaram o diretor da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Waltair Machado. O painel foi mediado pela coordenadora-geral de Estudos Econômicos e Empresariais da Suframa, Ana Maria Souza. 

Além da “Construção Naval”, o evento também teve como eixo temático a “Telemedicina”, onde foram evidenciadas as principais características, novas tendências e impactos da utilização estratégica destas tecnologias adaptadas à realidade em âmbito nacional e internacional.