CIAMA participa de Seminário Internacional

A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) participou do I Seminário Internacional Coperación Transfronteriza en la Triple Frontera Amazônica, realizado em Letícia, na Colômbia, nos dias 17 e 18 de setembro. A cidade de Letícia faz fronteira com o município de Tabatinga, no Amazonas, onde o Governo do Estado está realizando uma série de obras, por meio da Ciama.

O objetivo do evento foi discutir os benefícios para o desenvolvimento regional por meio da cooperação fronteiriça e sua implementação de forma eficaz para a integração entre os três países (Brasil, Colômbia e Peru) e discutir as diretrizes e os possíveis instrumentos para esta cooperação.

De acordo com Alexandre Araújo, representante da Ciama, durante o encontro, foram realizadas uma série de palestras e exposições de projetos bem sucedidos de cooperação transfronteiriça regional. “Foi uma ótima oportunidade para discutir características e potencialidades de cooperação na Tríplice Fronteira”, destacou.

Como parte da programação do Seminário, no dia, 18, foi realizada a Reunião do Núcleo de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira, organizada pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), na Universidade do Estado do Amazonas  (UEA), em Tabatinga.

Durante a reunião, foi possível nivelar conhecimentos e compartilhar os resultados da participação do Governo do Estado na IV Sessão Informativa da União Europeia e da XV Reunião da Comissão de Vizinhança  Integração Fronteiriça entre Brasil e Colômbia.