CIAMA promove ações para melhoria de abastecimento de água em Atalaia do Norte

Técnicos da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) estão no município de Atalaia do Norte, desde o início desta semana, realizando uma série de ações voltadas à melhoria do sistema de abastecimento de água na cidade, conforme determinação do governador Omar Aziz.

Ao todo, são três equipes. Uma, está realizando inspeções do funcionamento da nova estação de tratamento de água, construída pelo Projeto de Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Básicos do Alto Solimões, executado pelo Governo do Estado, com objetivo de melhorar a qualidade de vida da população do Alto Solimões, por meio da Ciama. Outra equipe está finalizando levantamento em cada residência para constatar possíveis vazamentos.

Uma outra equipe está coordenando ações sociais que visam a conscientização da população sobre o uso racional da água. Entre as ações, nesta sexta-feira (19), teve início a Campanha de Sensibilização Ambiental e de Saneamento Básico, que está na 5ª edição. A ação, conta com apoio da Prefeitura Municipal de Atalaia do Norte, líderes comunitários e agentes voluntários.

Entre as atividades da campanha, por meio da Secretaria de Educação do município, todas as crianças matriculadas participarão de atividades extracurriculares voltadas à temática do uso racional da água. A Secretaria Municipal de Saúde também está engajada na causa, com trabalhos de conscientização nas unidades de saúde do município.

A campanha prossegue até o dia 31 de julho, com palestras para a formação de multiplicadores voluntários; com ações de comunicação social, coordenadas pela Secretaria de Comunicação do município, como entrevistas veiculadas nas rádios locais e carros de som que passarão nas principais ruas do município, divulgando mensagens sobre a importância do uso consciente e racional da água potável. A campanha encerrará com uma grande caminhada na cidade.