Ciama promove Campanha de Conscientização sobre o Assédio Moral e Sexual

Na tarde desta quarta-feira (27), o auditório Ciama recebeu um público atento para a palestra “Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho”, como parte integrante da Campanha de Conscientização sobre o Assédio Moral e o Sexual, com o slogan “Assédio e discriminação não!”. A campanha tem objetivo de informar e alertar a respeito dos comportamentos que podem configurar ou não assédio. Além disso, a ação visa manter um ambiente de trabalho cada vez mais saudável entre colegas e superiores hierárquicos.

O evento, promovido pela Controladoria Interna, Comissão de Ética e Cipa da companhia contou com a presença de profissionais com vasta experiência na área: a mestre em função social do Direito e especialista em Direito Público Constitucional Administrativo, Laura M. Santiago Lucas, a advogada, especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Rosana Léa Antony, e o Juiz do Trabalho, mestre em Direito Constitucional do Trabalho, Direitos Sociais e Direitos Humanos, Igo Zany Nunes Corrêa.

As palestras abordaram a contextualização sobre os casos de assédio, apresentação de estatísticas, esclarecimentos sobre casos e como a vítima pode gerar evidências. A iniciativa proporcionou um espaço de reflexão e aprendizado sobre a importância de construir ambientes de trabalho mais livres de qualquer tipo de assédio.

Durante a abertura, o diretor-presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, destacou que a Ciama vem promovendo consecutivas ações de conscientização sobre o tema, em atendimento ao Programa de Prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e a discriminação e outras violências.

Na oportunidade, a controladora interna da Ciama, Diana Vianna, pontuou que “nenhuma vestimenta, etnia, comportamento social e cultural devem ser motivadores para situações abusivas. Qualquer pessoa que se sinta atingida moralmente, sexualmente ou de forma discriminatória precisa ser amparada e acolhida”.