CIAMA realizada ações educativas de prevenção às doenças causadas pelo Aedes aegypti
O Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quinta-feira (7), foi marcado por ações educativas realizadas pela equipe de Brigada da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas – Ciama, em reforço ao combate do Aedes aegypti, mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya. Ao chegar na Companhia, os colaboradores foram abordados com material informativo, visando identificar e eliminar focos do mosquito, com medidas de prevenção, arma mais eficaz para controlar o número de casos dessas doenças.
De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde _FVS/AM), o Amazonas registrou, neste primeiro trimestre, 5.391 casos de dengue. Na capital amazonense, foram 3.172 casos notificados. Outra doença transmitida pelo Aedes aegypti, a febre Zika, tem 1.720 notificações no Estado neste ano, 1.692 delas em Manaus. A febre Chikungunya, por sua vez, está com 143 casos notificados, 134 notificados, em Manaus.
O Dia Mundial da Saúde foi instituído em 1948 e coincide com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo da data é conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Todos os anos, campanhas são realizadas a respeito de um tema diretamente relacionado com a saúde.
Além da importância da prevenção do Aedes aegypti, a equipe de brigada da Ciama também chamou a atenção para os cuidados com a saúde, como a realização de exames preventivos com regularidade e a prática de hábitos saudáveis, que incluem a prática de exercícios diários e a adoção de uma alimentação balanceada.