Ciama recebe estudo que aponta o cenário da distribuição de energia elétrica no Amazonas

A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) recebeu, na segunda-feira (31/07), o estudo intitulado Sistemas Fotovoltaicos na Amazônia Legal: Avaliação e proposição de políticas públicas de universalização de energia elétrica e logística reversa, elaborado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA).

O documento foi entregue ao diretor-presidente da companhia, Aluizio Barbosa, pelo engenheiro eletricista Vinícius Oliveira, do IEMA, Organização Social especialista na elaboração de estudos focados em eixos específicos como Qualidade do Ar e Energia.  O instituto faz parte do rol de OS que contribuem ao Ministério das Minas e Energia e tem trabalhos relevantes, especialmente voltados à região amazônica.

O estudo pontua exatamente as áreas que ainda não estão contempladas pelo Programa Mais Luz para a Amazônia. E foi elaborado com a utilização de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Sistema Interligado Nacional do Ministério de Minas e Energia e traz a exatidão de estradas construídas.

De acordo com Aluizio Barbosa, o estudo pode agregar nos projetos que já estão sendo trabalhados pela Ciama em atendimento à Política Pública de energia do Estado. “No sentido de não precisarmos percorrer o Amazonas inteiro para localizar aonde não há a distribuição de energia, uma vez que o documento já traz com precisão estes dados”, destacou o presidente