A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) acaba de receber recomendação para manutenção da certificação nas normas de Qualidade e Ambiental ISO 9001:2008 e 14001:2004, pela empresa TÜV Rheinland. Com a certificação, a Companhia é a primeira empresa de economia mista do Amazonas e segunda do País– ligada a Governo Estadual – a receber dupla certificação.
A manutenção da certificação garante à Ciama excelência do padrão de qualidade na prestação de serviços como a elaboração de estudos e projetos técnicos de engenharia e implementação de programas de desenvolvimento social, econômico, tecnológico, industrial e ambiental do Estado do Amazonas.
Esta conquista é fruto do constante aperfeiçoamento do Sistema de Gestão Integrado (SGI) da Companhia, desde 2008, quando as normas foram implantadas, diz Aluizio Barbosa, presidente da CIAMA. “Passamos por um rigoroso processo de auditoria do Organismo Certificador e isso materializa o alinhamento da Companhia a uma política de Governo, focada na melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados pelo Governo do Estado”, completa.
Para a coordenadora do SGI da Ciama, Diana Viana, a dupla certificação, além de transmitir que temos um sistema de gestão de qualidade internacionalmente reconhecido, ela contribui para assegurar a confiabilidade dos serviços e fortalecer a preocupação da Ciama com o meio ambiente.
A ISO 9001 é uma norma editada pela Organização Internacional para a Normalização e especifica requisitos para a garantia de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Já a ISO 14001 trata de questões relacionadas á legislação e preservação ambiental.
Na manhã desta sexta (30), foram avaliados os procedimentos de Política de Segurança de Dados; Processos Administrativos e Jurídicos; e Sistemática de Requisitos Legais, respectivamente. Na quinta (29), foram auditados o presidente Aluizio Barbosa e os diretores Nelson Azevedo e Alberto Magno. Em seguida, foi auditada a coordenação do Sistema de Gestão Integrado, Diana Viana. A tarde foi auditada a Unidade de Gerenciamento do Projeto Proderam (Projeto de Desenvolvimento Regional para o Zona Franca Verde), a Secretaria e os setores de Comunicação, Coordenação de Obras e Infraestrutura.
A auditoria, realizada por Jackson Lima, foi em cima dos Procedimentos de Análise Crítica do Sistema; Sistemática de Treinamento; Ação Correntivas e Preventivas; Comunicação Interna e Externa; Tratamento de Reclamações de Clientes; Sistemática de Pesquisa de Satisfação, Gerenciamento de Resíduos; Preparação e Respostas à Emergências; Manutenção Predial; e Gerenciamento de Resíduos, Coleta Seletiva, Controle e Monitoramento Ambiental.