Ciama, Seplan, Seinfra e Cosama visitam obras do Proderam, no Alto Solimões

Os municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte receberam, nos últimos dias 4, 5 e 6 de março, uma comitiva para visitar as obras de construção do Novo Sistema de Águas nos municípios, que estão sendo executadas pelo Governo do Estado, por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas (Proderam).

A comitiva foi composta pelo presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, o coordenador de obras da Ciama, engenheiro Sérgio Elias, a secretária executiva adjunta da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), Andressa Oliveira, o engenheiro da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Walter Mergulhão, o presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), Heraldo Câmara, e o engenheiro da Cosama, Manuel Santino.

O Proderam é um projeto do Governo do Amazonas, implementado pela Ciama, sob coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), em parceria com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), que dispõe de ações ligadas ao saneamento, à saúde e ao desenvolvimento sustentável.

De acordo com o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, a visita foi para acompanhar a execução das obras de saneamento do Projeto, que estão em estágio avançado, nos municípios de Tabatinga e Benjamin Constant e já 100% concluídas em Atalaia do Norte. “Neste último, a distribuição de água potável para as residências, está em fase de teste”, destacou.

Em Tabatinga já foi construída uma nova elevatória de captação de água bruta (direto do rio Solimões), foram construídos dois reservatórios apoiados de 1.000m3 cada e atualmente está sendo instalada a nova Estação de Tratamento. Na Avenida da Amizade, principal via da cidade, já foi construída uma elevatória de água tratada e dois reservatórios apoiados de 1.200m3 cada. Encontra-se em fase de construção um novo reservatório elevado de 100m3. Toda a rede de distribuição e as ligações domiciliares já estão concluídas.

Em Benjamin Constant já foram concluídas as obras da elevatória de água bruta, com substituição das bombas antigas por novas, com potência superior. Também foram construídos os dois reservatórios de 1.000m3 cada e concluída a reforma do reservatório elevado de 200m3. No município também foi construída uma elevatória de água tratada e toda a rede de distribuição e ligações domiciliares já está concluída.

Atualmente, na cidade de Benjamin Constant, está sendo definida a área para implantação da nova Estação de Tratamento, pois o contrato original contemplava somente a reforma da Estação existente. Foi detectada que a situação dela era muito precária. Então, foi sugerida a compra de uma nova Estação, que já foi autorizada pelo Banco Mundial, financiador do Projeto.

A agenda da comitiva foi composta ainda por visitas às obras de reforma e ampliação dos hospitais de Benjamin Constant e Atalaia do Norte, que já estão 100% concluídas. As unidades já estão atendendo à população, de forma humanizada, conforme prevê a política de saúde executada pelo governador Omar Aziz.