Ciama visita CBA e estuda elaborar projeto de captação de recurso para laboratórios
Uma equipe da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), composta pelo presidente Aluizio Barbosa, o diretor administrativo-financeiro José Neto e o economista responsável pelo departamento de projetos, Fernando Folhadela, visitou as instalações do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), na última quarta-feira (19/08), acompanhada pelo gestor do CBA, Fábio Calderaro.
Durante a visita aos laboratórios (que possuem quatro temáticas), os pesquisadores fizeram demonstrações das potencialidades de transformar o CBA em um centro de negócios sustentáveis, beneficiando o que maior valor possui a Amazônia: sua biodiversidade. Um dos laboratórios despertou atenção, considerando sua capacidade de, com pequenos investimentos, promover suporte aos setores farmacêutico, cosmético, alimentar (transformação de alimentos), entre outros.
De acordo com o gestor do CBA, Fábio Calderaro, hoje, o Centro possui laboratórios com pesquisas aplicadas, já concretizadas e atuais, como por exemplo, a produção de kits de diagnóstico rápido da Covid-19, com anticorpos e antígenos desenvolvidos no próprio Centro. “Além de tantas outras pesquisas voltadas à agregação de valor à cadeia de alimentos, fármacos e cosméticos”, completou.
Neste sentido, e com visão prospectiva, a Ciama se dispôs a elaborar projeto que vá ao encontro de tornar o laboratório apto a prestar serviços que poderiam atender também às demandas do Governo do Estado. “Para tanto vamos trabalhar projetos de captação de recursos que tornem viáveis a utilização dos laboratórios de pesquisa”, disse o diretor administrativo-financeiro da Ciama, José Neto.
Ciama e CBA voltarão a conversar novamente, nos próximos dias, para levantar informações mais detalhadas para a elaboração do projeto. “Faz parte da missão da Ciama elaborar projetos que promovam o desenvolvimento, a geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida dos amazonenses”, completou o presidente da Companhia, Aluizio Barbosa.