Clínica de Fisioterapia e Unidade de Terapia Semi-Intensiva são inauguradas em Tabatinga

O município de Tabatinga (distante 1.108km de Manaus) ganhou no último dia 11 de agosto uma Clínica de Fisioterapia e uma Unidade de Tratamento Semi-Intensivo. As unidades de saúde estão instaladas no Hospital de Guarnição de Tabatinga e estão atendendo toda a população do Alto Solimões e também dos países vizinhos Colômbia e Peru. As obras foram executadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (CIAMA), com investimentos de R$ 2.016.154,65.

Durante a inauguração, representando o governador José Melo, o secretário de Estado de Saúde, Pedro Elias, destacou a importância da qualidade e da humanização do atendimento.  “Estou feliz por perceber que essas ações estão no interior. Fazemos todos os esforços no sentido que o povo do interior tenha um atendimento com a mesma qualidade que o cidadão que mora na capital. Esta é uma ação que já mostra isso. Pacientes que deveriam ser encaminhados para Manaus para algumas sessões de fisioterapia, por exemplo, vão poder realizar aqui. É assim que nós pensamos e assim que vamos agir”, disse.

As obras do hospital foram realizadas por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Básicos do Alto Solimões, uma parceria do Governo do Estado com o Banco Mundial. Neste contexto, o secretário de Desenvolvimento da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação – SEPLAN-CTI, Nivaldo Mendonça, apontou o papel de coordenação da secretaria nesse projeto. “Coordenamos todos os projetos de desenvolvimento, não somente econômico como social, em todo o Estado”.  O secretário disse, ainda, que cabe à SEPLAN-CTI ir buscar e reinvindicar junto ao Governo Federal recursos para a continuidade de programas como esses para o Alto Solimões.

O diretor do Hospital, coronel Pires, ressaltou a importância da unidade hospitalar para toda a região e agradeceu o Governo do Estado pela iniciativa. “O Hospital de Guarnição atua hoje nas áreas mais básicas de atendimento médico e entenda-se agora a fisioterapia como uma delas, também para as atividades mais específicas e atendimentos secundários e até terciários no que diz respeito à gravidade e maior complexidade e entenda-se a Unidade de Tratamento Semi-Intensivo. O hospital é uma unidade de saúde imprescindível para a região do Alto Solimões”, destacou.

Na solenidade, o presidente da CIAMA, Aluizio Barbosa, agradeceu a dedicação de todos os envolvidos no empreendimento e destacou o empenho da Companhia em assumir as obras em tempo recorde e com menor utilização de recursos. “Hoje quando se comemora o ato de entrega queremos comemorar também uma nova modalidade de administrar obras no interior do Amazonas”, explicou, completando que após determinação do governador José Melo, a CIAMA assumiu as obras e concluiu em tempo recorde, com economia no investimento de recursos e com resultado satisfatório.

O prefeito de Tabatinga, Raimundo Carvalho Caldas, salientou o comprometimento do município com a saúde e a valorização do profissional e apontou as obras que foram realizadas na área, como reforma das UBS’s e construção de novas unidades de saúde. “Com a inauguração só vem a aumentar a oferta desse tipo de serviço à população”, destacou.

O vigilante Gilvanei Avelino (35), pai do pequeno Giovane Lima de 8 anos, foi um dos primeiros beneficiados com a clínica de fisioterapia. Segundo ele, a recuperação do filho, que há um mês foi atropelado e sofreu fratura no fêmur, está sendo bem rápida e eficiente. “O atendimento está ótimo e a clínica aqui em Tabatinga possibilitou o tratamento do meu filho, que teria que ir se tratar em Manaus”, destacou.

Após a inauguração, os representantes do Governo do Estado cumpriram agenda de compromissos até a quarta-feira (12).

Representantes da CIAMA e SEPLAN-CTI, Aluizio Barbosa e Nivaldo Mendonça, visitaram obras realizadas pro meio do Proderam, em Tabatinga e Benjamiin Constant e discutiram possibilidade de realização de novos projetos de desenvolvimento sócio e econômico para a região, como a normatização do porto alfandegário, a reativação de fábrica de ração e a instalação de novos empreendimentos na região.

Já o secretário da SUSAM, Pedro Elias, participou da Assembleia Ordinária do Consórcio de Saúde Entre Entes Públicos do Alto Solimões (Asavida), que reúne os nove municípios da região. Na passagem pelo município, o secretário visitou, ainda, a Unidade de Pronto Atendimento e Maternidade Celina Villacrez Ruiz e o Laboratório de Fronteira (Lafron), unidades da rede estadual de Saúde.