Colaboradores da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (CIAMA) vivenciaram uma tarde diferente na última quarta-feira, dia 22. É que às 16h, tocou a sirene de incêndio e todos tiveram que sair correndo das suas respectivas salas.
A ação fez parte de um Simulado de Incêndio que acontece todos os anos na companhia em atendimento ao Procedimento 14, que dispõe sobre a Preparação e Resposta à Emergências, estabelecido pela ISO 14001:2004. O simulado foi coordenado por Eliane Sarah (CDO 5171-10), Bombeiro Civil certificada pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas.
De acordo com Eliane, é muito mais fácil conter pequenas chamas que deixar o incêndio atingir proporções maiores. “Por isso realizamos esse tipo de treinamento, para que as pessoas percebam que lidar com o fogo não é tão difícil quanto parece. É sempre necessário chamar o Corpo de Bombeiros, mas há situações em que nós mesmos podemos conter”, destacou.
Durante a atividade, os colaboradores vivenciaram todas as etapas de um incêndio dentro da empresa. A primeira etapa foi o toque da sirene e o desligamento da energia elétrica. Em seguida, todos se encontraram no pátio para ver qual providência seria tomada. No caso desta simulação, foi um incêndio de pequenas proporções, então a Brigada de Incêndio da CIAMA optou por conter as chamas. O treinamento para contenção do fogo foi feito com vários tipos de extintores de incêndio: água, CO2 e Pó Químico.
Antes do Simulado, os colaboradores passaram por um curso de Brigada de Incêndio, realizado no período de 23 a 27 de maio, que inclui técnicas de contenção de incêndio e práticas de primeiros socorros. O curso foi ministrado pela médica Heliana Feijó, com participação de acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Jorge Franco de Sá.