Conselho de Administração aprova balancetes, demonstrações contábeis e ações realizadas
O Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama) reuniu-se nesta quarta-feira (02/09), a fim de examinar os balancetes e as demonstrações contábeis de janeiro a junho desse ano, avaliar ações implementadas por meio de parceria e projetos e eleger o vice-presidente do Conselho.
Para o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, a reunião transcorreu em um clima dinâmico e de muita harmonia, com a participação efetiva dos Conselheiros no intuito de entender e colaborar com a melhoria da Companhia.
“Como se trata da primeira reunião do ano, e esse conta com novos membros, achamos por bem situar os conselheiros mostrando a nossa estrutura organizacional e também elencando todas as parcerias que a Companhia vem articulando desde o início do governo Wilson Lima”, comentou Barbosa.
Para o conselheiro Renato Freitas, merece destaque os resultados alcançados com os projetos de saneamento para o interior do Estado, em parceria com a Funasa.
“Esse trabalho foi realmente essencial; vocês deram direção a um recurso que ia se perder não fosse o empenho da equipe de engenharia e o incentivo do Governador Wilson Lima para que esses projetos fossem feitos e entregues a mais de dez municípios”, e completou acentuando que saneamento é, sem dúvida, uma das maiores necessidades do interior.
Aluizio Barbosa ainda apresentou as ações em parceria com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que gerou uma economia de 40% para o Governo do Amazonas por substituir contratos terceirizados na elaboração de projetos do Projeto Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).
O presidente também falou da articulação de diversas parcerias com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), com a Associação Amazonense dos Municípios (AAM), e mais recentemente com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Centro de Biotecnologia (CBA) também ligado à Suframa.
Durante essa reunião, o Conselho de Administração aprovou, sem ressalvas, os balancetes e demonstrações contábeis da Ciama. Ainda autorizou uma ação administrativa interna que vai gerar uma economia de 7% no custo de passagens aéreas e também elegeu como vice-presidente o conselheiro Renato Mendes Freitas, economista e secretário executivo da Sedecti.
Como órgão da administração pública indireta ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a Ciama conta como conselheiros com o engenheiro Antonio Aluizio Brasil Barbosa Ferreira, que também responde pela presidência da Companhia, bem como os servidores da Sedecti Paulo Ricardo Rodrigues de Souza e Renato Mendes Freitas.
Acompanharam a reunião do Conselho de Administração o diretor administrativo-financeiro da Ciama, José Bentes Coutinho Neto, o diretor técnico Nelson de Souza Azevedo, o procurador-jurídico, Igor Rebelo, a controladora interna Diana Viana, o coordenador contábil, Edson heitor Magalhães, o coordenador do Espaço Prefeituras Fernando Folhadela e a jornalista e ouvidora Elizabeth Cavalcante, todos representando os departamentos diretamente ligados à presidência da Ciama.