Com objetivo de fortalecer a organização da Feira de Agricultura Familiar em São Paulo de Olivença, no interior do Estado, o Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas para o Zona Franca Verde (Proderam) promove, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), até esta sexta-feira, 14, o curso Praticando Associativismo.
Ações voltadas à geração de emprego e renda, aliada à cadeia produtiva local, fazem parte do componente Desenvolvimento Sustentável do Proderam, projeto do Governo do Estado, implementando pela Companhia de desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), no Alto Solimões, sob coordenação da Seplan.
Desde a última segunda-feira, dia 10, o curso, ministrado por instrutor do Sebrae, vem reunindo 68 representantes das comunidades de Santa Maria, Jordânia, Betânia, São Joaquim e ainda representantes da sede municipal. E as Associações dos Produtores Rurais Elshaday e das Mulheres Ativas Paulivença.
De acordo com o engenheiro florestal, Antonio Pessoa, supervisor de desenvolvimento sustentável do Proderam, todos os participantes do curso comercializam produtos na Feira de Agricultura Familiar. “O curso está apontando valores, princípios e atitudes indispensáveis às práticas associativistas, com orientações básicas aos associados sobre conceitos, leis, normas e procedimentos, valores e práticas na criação e administração de organizações sociais, visando à melhoria da organização e gestão da feira da agricultura familiar no município”, destaca.
A realização do curso conta ainda com a parceria da Prefeitura de São Paulo de Olivença e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).