Diretorias da Cigás e Ciama sinalizam potencial de parcerias em reunião

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) tratou sobre perspectivas de parcerias em projetos estratégicos desenvolvidos pela Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama). O assunto foi pauta de reunião realizada nesta terça-feira (22) e que contou com a participação do diretor técnico-comercial da concessionária de distribuição e comercialização de gás natural, Clovis Correia Junior; do diretor-presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, e de membros do corpo técnico das duas companhias.

Na oportunidade, o diretor da Cigás apresentou um panorama das ações desenvolvidas pela concessionária ao longo de seus 11 anos de sua operação comercial, dos expressivos resultados conquistados e do potencial do gás natural seja por conta da economia proporcionada, do viés ambiental por se tratar de um combustível menos poluente e ainda, de suas diversas aplicabilidades.

Destaque para os 182 quilômetros de extensão da Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN). Outro dado representativo são as mais de 9,6 mil unidades consumidoras de diferentes segmentos já atendidas pela Cigás: termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação. No caso do segmento industrial, por exemplo, 60 empresas de grande porte do Polo Industrial de Manaus (PIM) consomem o combustível.

A distribuição de gás natural para a geração de energia foi outro aspecto abordado no encontro. Atualmente, cerca de 60% da energia elétrica consumida na capital amazonense é gerada a partir do gás natural. E este benefício também se expande para o interior do estado. Os municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari e Codajás também tem suas termelétricas abastecidas com gás natural.

Clovis Correia também frisou sobre os investimentos a serem implementados pela Cigás nos próximos cinco anos, com base no estabelecido no plano de negócios aprovado pelo Conselho de Administração da Companhia em dezembro do ano passado. Com isso, espera-se ultrapassar 300 quilômetros de rede de distribuição, com o projeto de construção do Anel Norte-Leste, que propiciará o atendimento com gás natural (GN) a importante número de unidades consumidoras, conectando bairros das zonas Norte e Leste.

O diretor-presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, frisou o avanço da rede de distribuição de gás natural implantada pela Cigás e a possibilidade de avanço, inclusive, para municípios próximos à capital, como Iranduba e Rio Preto da Eva. Ele disse ainda que a Ciama é responsável por projetos voltados ao desenvolvimento da capital e de municípios de interior e que, portanto, em havendo necessidade de abastecimento com gás natural, pode trabalhar junto com a Cigás.

Um desses projetos, conforme Aluizio Barbosa, é o Distrito Agropecuário de Rio Preto da Eva, que deve contar com cerca de 50 empresas. O diretor da Cigás ressaltou a importância de encontros como o realizado com a Ciama para o estabelecimento de novas parcerias e com isso, a ampliação do número de pessoas beneficiadas com o gás natural no Amazonas.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Cigás)