Empresários do DIMPE participam de curso de Gestão Empresarial

Análise de custos é o primeiro módulo do curso de Gestão Empresarial para empresários do Distrito Industrial de Micro e Pequenas Empresas (DIMPE) Ozias Monteiro Rodrigues, empreendimento do Governo do Estado administrado pela Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama). O curso começou na  quinta, 18 e segue até o dia 25. “O objetivo é disponibilizar aos empreendedores uma atualização sobre as técnicas de gestão com vistas a aumentar a competitividade das empresas”, explica o administrador do DIMPE, Jorge Franco de Sá.

O curso é uma iniciativa da Ciama e será ministrado por instrutores do Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas (Cetam) após o expediente das empresas, a partir das 18h. Com 140 horas/aula, será dividido em quatro módulos com abordagem de técnicas de aplicação dos recursos materiais, financeiros, de informação, humanos, de comunicação ou tecnológicos na gestão empresarial.

Neste primeiro módulo, o assunto será Análise de Custo, com 30 horas. Os demais módulos abordarão Orçamento Empresarial (60 horas), Avaliação de Projetos e Inventimento (20 horas) e Previsão de Vendas e Planejamento de Materiais (30 horas).

Inaugurado em 2008, o DIMPE Ozias Monteiro Rodrigues foi concebido pelo Governo do Estado em parceria com a Suframa, com apoio de uma rede de órgãos ligados ao setor, para aumentar a competitividade das empresas, agregando maior oferta de emprego e renda na capital. O complexo funciona nos moldes de um condomínio empresarial com lotes urbanizados dotados de infra-estrutura completa, que inclui central de secagem, unidade de tratamento de resíduos e líquidos, rede de esgoto, sistema de abastecimento de água, terraplenagem, drenagem pluvial e guarita.

Localizado na Avenida do Turismo, S/Nº, o empreendimento é composto de 12 blocos e 24 unidades fabris de 450m² cada, com possibilidade de expansão. Direcionado a microempresas e empresas de pequeno porte com aptidão para desenvolver produtos inovadores com ciclos de produção ambientalmente responsáveis e sustentáveis, o DIMPE é administrado pela Ciama, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).