Empresas instaladas no DIMPE faturam três prêmios FINEP de Inovação 2010

Duas empresas instaladas no Distrito Industrial de Micro e Pequenas Empresas (DIMPE) Ozias Monteiro Rodrigues, empreendimento do Governo do Estado administrado pela Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama) sob a coordenação da Secretaria de Planejamento (Seplan), venceram três categorias do Prêmio FINEP de Inovação 2010. A Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA) foi premiada na categoria Tecnologia Social. A Pharmacos e Cosméticos LTDA foi vencedora em duas categorias: Gestão da Inovação e Pequena Empresa. A FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Inaugurado em 2008, o DIMPE Ozias Monteiro Rodrigues foi concebido pelo Governo do Estado em parceria com a Suframa, com apoio de uma rede de órgãos ligados ao setor, para aumentar a competitividade das empresas, agregando maior oferta de emprego e renda na capital. O DIMPE funciona nos moldes de um condomínio empresarial com lotes urbanizados dotados de infra-estrutura completa, que inclui central de secagem, unidade de tratamento de resíduos e líquidos, rede de esgoto, sistema de abastecimento de água, terraplenagem, drenagem pluvial e guarita. O complexo industrial abriga, atualmente, 17 unidades gerando 100 empregos diretos e outros 300 indiretos.

Instalada no DIMPE desde o início do empreendimento, a Pharmacos e Cosméticos LTDA já acumula cinco prêmios FINEP. A empresa já havia sido vencedora em 2004, 2005, 2006 e 2008. Empresa de base tecnológica, com foco em inovação, genuinamente amazonense, produz bronzeadores, cápsulas, cremes, loções, óleos naturais, sabonetes e shampoos, entre outros, com 95% de sua produção baseada em bioativos amazônicos.

Também uma das pioneiras do DIMPE, a Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (AM) busca oferecer oportunidades no ensino profissionalizante  para a transformação dos recursos florestais, através da arte da Lutheria (arte e a ciência da construção de instrumentos musicais) e da Marchetaria. Ao mesmo tempo, procura sensibilizar e capacitar a comunidade ribeirinha de Sagrada Família do Aninga, do Município de Boa Vista do Ramos (AM), nas técnicas para o manejo florestal de baixo impacto.

(foto: arquivo OELA)

De acordo com a FINEP, os vencedores regionais receberão recursos do programa de Subvenção Econômica, que variam de R$ 120 mil a R$ 2 milhões, dependendo da categoria premiada. A verba é para ser usada no desenvolvimento de projetos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Todos eles agora concorrem ao Prêmio Nacional, a ser entregue em Brasília.