Equipe técnica vistoria ações do Proderam

Uma equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) visitou, no final de maio, municípios do Alto Solimões, com objetivo de acompanhar as ações do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas para o Zona Franca Verde (Proderam). O programa é uma ação do Governo do Amazonas em parceria com o Banco Mundial (Bird), com intervenções nos setores de saúde, saneamento e desenvolvimento sustentável nos nove municípios da região, com investimentos de mais de US$ 35 milhões na primeira fase.

O projeto, coordenado pela Seplan e implementado pela Ciama, prevê ações integradas nas cidades de Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Amaturá, São Paulo de Olivença, Tonantins, Fonte Boa, Jutaí e Santo Antônio do Içá. Nas áreas de saúde e saneamento, as obras beneficiarão mais de 120 mil pessoas nos nove municípios. As obras de melhorias do sistema de abastecimento de água de Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamin Constant já estão sendo executadas. Em todas as demais cidades da região serão elaborados planos municipais de saneamento e projetos de engenharia para implantação, ampliação e melhoria no serviço de abastecimento de água.

Cerca de 230 mil pessoas vivem na região do Alto Solimões, sendo um quinto da população de origem indígena. Na área de saúde, o Proderam está investindo R$ 3,3 milhões em obras de reforma e ampliação dos hospitais de Atalaia do Norte e Benjamin Constant. Outra ação será a instalação de um consórcio integrado de gestão para o setor, em parceria entre municípios e o Governo do Estado.