Estação de Piscicultura de Benjamin Constant faz entrega de 150 mil alevinos

A Estação de Piscicultura Irmão Balduíno, em Benjamin Constant (a 1.116 quilômetros de Manaus), reformada e ampliada pelo Governo do Estado, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Básicos do Alto Solimões, implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), já começou a gerar resultados positivos para cerca de 120 piscicultores associados. 

O apoio à produção, a ampliação da oferta do crédito e da assistência técnica e o subsídio para aquisição de ração para peixe foram algumas das principais medidas anunciadas pelo governador Omar Aziz para o setor primário no Alto Solimões. Na última visita que fez a todos os municípios da região, além do apoio à produção, o governador também anunciou investimentos na piscicultura.

E neste mês de novembro foi a realizada a terceira reprodução de alevinos do ano, produzidos pela Unidade de Produção de Alevinos. Foram cerca de 150 mil alevinos repassada para aos piscicultores.

A reprodução de alevinos foi retomada na primeira semana de setembro. Desde então a Unidade já realizou três processos de reprodução. Em condições normais com a aplicação de técnicas recomendadas, um alevino de tambaqui tipo curumin pode chegar alcançar 450g a 500g em seis meses e a estimativa dos técnicos é que, neste período, sejam produzidos 50 toneladas de tambaqui para serem comercializadas no município.

Francisco Magalhães da Costa foi um dos piscicultores beneficiados. Ele recebeu 3 mil alevinos para a criação em sua propriedade, localizada na estrada Perimetral (que liga Benjamin Constant a Atalaia do Norte).

De acordo com Francisco Costa, a piscicultura está gerando uma boa expectativa econômica para a classe: “Como a geração de empregos e também a melhoria da qualidade de vida do povo de nossa cidade e do Alto Solimões”, destacou o piscicultor.